Diário de São Paulo
Siga-nos

Campanha busca incentivar respeito entre os foliões do carnaval de Brasília

O carnaval de rua vem crescendo em Brasília.

Campanha busca incentivar respeito entre os foliões do carnaval de Brasília
Campanha busca incentivar respeito entre os foliões do carnaval de Brasília

Redação Publicado em 08/02/2020, às 00h00 - Atualizado às 19h05


O carnaval de rua vem crescendo em Brasília.

A cada ano, aumentam o número de blocos e de foliões na cidade. E para garantir uma festa mais inclusiva e segura, a campanha “Folia com Respeito”, em sua 3ª edição, pretende coibir a violência contra a mulher, a homofobia e o racismo.

A mobilização, criada por integrantes de blocos independentes, busca adesão voluntária de outros blocos, artistas e instituições, a uma carta em que se comprometam a inibir situações indesejadas e reforçar o respeito durante a folia, como explica Victoria Carballar, uma das organizadoras da campanha.

Ano passado, 62 blocos participaram da campanha e receberam um selo da Folia com Respeito. O objetivo é ultrapassar esse número em 2020.

A fotógrafa Mariana Leal, que não perde um carnaval, acredita que campanhas como essa diminuem os assédios.

Durante o carnaval, um posto móvel da campanha vai funcionar em uma kombi, para dar apoio e orientação aos foliões no combate a violências, além de distribuir água e camisinhas.

Entre as dicas dadas por Victoria Carballar para os foliões, está a de denunciar em caso de assédio.

Lembrando que importunação sexual, racismo e homofobia são crimes. Caso ocorra um delito, as vítimas devem comunicar aos agentes policiais e registrar a ocorrência.

A campanha Folia com Respeito orienta que as medidas devem ser tomadas logo depois dos crimes.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal afirmou que no carnaval de 2019 foram registrados três estupros, mas nenhuma ocorrência de violência doméstica, nem contra LGBTQIs em razão de orientação sexual ou identidade de gênero. Também não houve casos de racismo, segundo a pasta.

EBC

Compartilhe  

últimas notícias