Diário de São Paulo
Siga-nos

Câmara de Santo André aprova projeto que proíbe banheiros ‘multigênero’ na cidade

A Câmara Municipal de Santo André, no ABC Paulista, aprovou nesta quinta-feira (2) em segunda votação um projeto de lei que proíbe a instalação de banheiros

Câmara de Santo André aprova projeto que proíbe banheiros ‘multigênero’ na cidade
Câmara de Santo André aprova projeto que proíbe banheiros ‘multigênero’ na cidade

Redação Publicado em 03/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h47


Projeto foi aprovado em segunda votação e segue para sanção ou veto do prefeito Paulo Serra (PSDB).

A Câmara Municipal de Santo André, no ABC Paulista, aprovou nesta quinta-feira (2) em segunda votação um projeto de lei que proíbe a instalação de banheiros “multigênero” na cidade.

Foram 17 votos a favor, 3 votos contrários e um voto neutro. O projeto segue agora para sanção ou veto do prefeito Paulo Serra (PSDB).

Entre as justificativas da proposição estão a “segurança” e “higiene”. “Não podemos permitir que esses modismos ideológicos se sobreponham à segurança não só das mulheres como também das nossas crianças”, diz o texto, que foi proposto por vários vereadores e encabeçado por Carlos Ferreira (PSB).

No plenário, os parlamentares se posicionaram contra e a favor da medida.

“Eu não vejo nenhum problema de termos banheiros para homens, banheiro para mulheres, mas também não vejo problema em termos banheiros para quem queira escolher sua identidade. Quando vamos em alguns shoppings aqui da cidade, vemos banheiros que podem ser acessados por homens, mulheres e crianças. E se tem uma família que quer levar uma criança ao banheiro?”, disse Eduardo Leite (PT).

“Imagina uma criança de 5 anos indo usar o banheiro. Não quero que minha sobrinha, as filhas dos meus amigos, as crianças, possam entrar um banheiro onde tenha um homem lá usando. Banheiro é privacidade. Então aqui estamos pensando em proteger as crianças e as famílias. Porque pode ocorrer casos de estupro em banheiros unissex”, afirmou Edilson Santos (PV).

Banheiro Unissex — Foto: Pixabay

Banheiro Unissex — Foto: Pixabay

.
.
.
G1
Compartilhe  

últimas notícias