Diário de São Paulo
Siga-nos

Calendário do futebol pode mudar, diz presidente da Fifa

O presidente da Federação Internacional do Futebol (Fifa) Gianni Infantino foi categórico em entrevista publicada hoje (23) na Gazeta Dello Sport, principal

Calendário do futebol pode mudar, diz presidente da Fifa
Calendário do futebol pode mudar, diz presidente da Fifa

Redação Publicado em 23/03/2020, às 00h00 - Atualizado às 17h24


“Primeiro vem a sáude, depois todo o resto”, defende Gianni Infantino

O presidente da Federação Internacional do Futebol (Fifa) Gianni Infantino foi categórico em entrevista publicada hoje (23) na Gazeta Dello Sport, principal publicação esportiva da Itália. “Primeiro vem a sáude, depois todo o resto”. O dirigente afirma ainda que as partidas de futebol só voltarão a acontecer quando for “possível” e recomendou às federações e ligas que sigam as determinações dos governos locais.

O dirigente de 50 anos, no comando da Fifa desde 2016, também avaliou a possibilidade de aproveitar a suspensão dos principais campeonatos de futebol do mundo – consequência imediata pós avanço da pandemia do novo coronavírus (covid-19) – para estudar um novo calendário para a modalidade. “Não sabemos quando voltaremos à normalidade. Mas vamos olhar as oportunidades. Talvez possamos reformar o futebol mundial dando um passo atrás. Com diferentes formatos e menos torneios”, pontua o ítalo-suíco, enfatizando que o momento é de sacrifício para todos e de trabalho conjunto com a UEFA e a Commebol.  “Agora temos que pensar no momento dos clubes e nas decisões sobre a regulamentação do status dos jogadores e transferências. Temos que pensar em proteger contratos. Medidas são necessárias. Será difícil, mas não há outra opção”, conclui Infantino, que estuda uma ajuda econômica a federações que irão viver dias de aperto financeiro sem o espetáculo da bola.

Por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus, ninguém tem ideia de quando o futebol voltará a ser disputado. Algumas ligas especulam que o retorno poderá ser maio; outras pensam que só em junho. O mais próximo do consenso é que todos os jogos desta temporada chegue ao fim com portões fechados.

EBC

Compartilhe  

últimas notícias