Diário de São Paulo
Siga-nos

Butantan entrega 1 milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde nesta segunda

O Instituto Butantan liberou nesta segunda-feira (22) mais 1 milhão de doses da vacina CoronaVac ao Ministério da Saúde.

Butantan entrega 1 milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde nesta segunda
Butantan entrega 1 milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde nesta segunda

Redação Publicado em 22/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h14


É a quarta remessa enviada ao governo federal nos últimos dez dias. Instituto formou uma força-tarefa para acelerar a produção de doses da vacina para todo o país.

O Instituto Butantan liberou nesta segunda-feira (22) mais 1 milhão de doses da vacina CoronaVac ao Ministério da Saúde.

É a quarta remessa enviada ao governo federal nos últimos dez dias. Veja mais abaixo as datas e quantidades de doses já entregues.

Os caminhões com carregamento da vacina deixaram a sede do Instituto por volta das 8h20. O governador João Doria (PSDB) esteve no local e acompanhou a liberação.

Parte do lote fica no estado de São Paulo, que distribui as vacinas aos municípios. O secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, disse que o estado seguirá a recomendação do Ministério da Saúde de usar todas como primeiras doses, sem guardar metade para garantir a aplicação da segunda.

“Seguiremos essa normativa, que já vem sendo feita no sentido de despolarizar, distribuir essa segunda dose, dando a chance de avançar na imunização de mais brasileiros aqui do estado de São Paulo”, afirmou o secretário.

Com o novo carregamento, o total de vacinas oferecida por São Paulo ao PNI (Plano Nacional de Imunizações) chega a 25,6 milhões de doses desde o início das entregas, em 17 de janeiro. Até o fim de abril, o total de vacinas garantidas pelo Butantan ao país somará 46 milhões.

O Butantan realiza uma força-tarefa para seguir envasando, em ritmo acelerado, doses para a entrega ao Programa Nacional de Imunizações. Para dar conta da demanda, o instituto dobrou o quadro de funcionários na linha de envase.

Próximas doses

Até o final deste mês, o Butantan entregará ao país o total de 22,7 milhões de doses. Todas as doses previstas para março já estão fabricadas é só aguardam a aprovação do controle de qualidade.

No final de abril, o número de vacinas garantidas por São Paulo ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) somará 46 milhões. As doses de abril já estão em produção.

O Butantan trabalha para enviar outras 54 milhões de doses para vacinação dos brasileiros até 30 de agosto, totalizando 100 milhões de unidades.

Insumos

No dia 4 de março, o instituto recebeu uma remessa de 8,2 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), correspondente a cerca de 14 milhões de doses, desembarcou em São Paulo para serem envasados, rotulados e embalados no instituto.

Um novo carregamento com 6 mil litros de insumos deve chegar entre o final de março e o começo de abril. Com eles será possível produzir 8 milhões de doses.

Por G1

Compartilhe  

últimas notícias