Diário de São Paulo
Siga-nos

Bursite trocantérica no quadril: causas, sintomas, tratamento

Um dia após um treino de pernas na academia ou após uma corrida, você acorda sentindo uma dor na lateral do quadril irradiando para a região posterior. A dor

bursite
bursite

Redação Publicado em 11/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h20


Problema é comum em atletas, principalmente mulheres, e causa dor e inflamação na região. Ortopedista e médico do esporte, Adriano Leonardi explica

Um dia após um treino de pernas na academia ou após uma corrida, você acorda sentindo uma dor na lateral do quadril irradiando para a região posterior. A dor vai se agravando durante o dia e se torna insuportável a noite, principalmente ao dormir sobre o lado afetado. Você pode ter desenvolvido uma bursite trocantérica, ou bursite no quadril, muito comum em atletas, especialmente mulheres a partir dos 35 anos.

Um pouco de anatomia

A bolsa trocantérica encontra-se lateralmente (fora) da articulação do quadril, abaixo da pele, da gordura e da fáscia lata, apenas superficial às camadas musculares do glúteo médio e do vasto lateral, onde se ligam ao osso.

Quando uma bursa fica inflamada, a área fica sensível e dolorosa. Essa condição é chamada de ‘bursite’.A região pode ficar quente, vermelha e inchada. No entanto, com certas bursas profundas, como a bursa trocantérica, esses sinais podem não ser aparentes. Apesar de a lesão ser tradicionalmente chamada de bursite trocantérica, recentemente descobriu-se que se trata da inflamação dos tendões que se inserem no grande trocanter. A inflamação da bursa subjacente faria parte do quadro.

Quando uma bursa fica inflamada, a área fica sensível e dolorosa — Foto: divulgação

Quando uma bursa fica inflamada, a área fica sensível e dolorosa — Foto: divulgação

Causas

A principal teoria é que a bursite trocantérica apareça após:

  • Trauma;
  • Microtrauma repetitivo (uso excessivo);
  • Na presença de osteoartrite;
  • Após uma cirurgia de prótese de quadril.

Outras causas:

  • Contusões no quadril. Isso pode incluir cair sobre o quadril, bater com o quadril contra um objeto;
  • Treinamento inadequado;
  • Excesso de atividades no dia a dia, como subir escadas;
  • Ficar em pé por longos períodos de tempo;
  • Postura incorreta;
  • Diferença de comprimento dos membros inferiores, também chamada de dismetria;
  • Outras doenças ou condições, como a artrite reumatoide, gota, psoríase, doença da tireoide ou uma reação medicamentosa incomum;
  • Cirurgia anterior ao redor do quadril ou implantes protéticos no quadril.
Treinamento inadequado é uma das causas da bursite trocantérica — Foto: Getty Images

Treinamento inadequado é uma das causas da bursite trocantérica — Foto: Getty Images

Mulheres são mais suscetíveis

Acredita-se que a bursite trocantérica afete aproximadamente 15% das mulheres e 8% dos homens, sendo as de meia idade mais comumente atingidas. O formato ginecoide mais aberto da bacia das mulheres levaria a uma inserção muscular mais “apertada” dos músculos no grande trocânter, com maior tensão sobre a bursa quando exposta a movimentos repetitivos, incluindo corrida e salto.

Sintomas

A bursite trocantérica normalmente causa uma dor aguda ou ardente no lado lateral (externo) do quadril. A dor pode irradiar na lateral da coxa em direção ao joelho, e é agravada ao caminhar ou tentar correr. Essa dor frequentemente interfere no sono dos pacientes.

Diagnóstico

O diagnóstico é geralmente claro a partir de uma simples história, além de um exame clínico. Em geral, quem sofre com bursite trocantérica são pessoas que ingressaram no esporte sem uma preparação prévia, sem treinador; ou atletas que fizeram aumento súbito de volume de treino.

No entanto, nos casos em que o diagnóstico pode não ser totalmente claro ou nos quais se deseja uma confirmação mais definida, os exames de investigação de escolha são a ultrassonografia ou a ressonância magnética de alta resolução do quadril. Uma ressonância magnética também será capaz de verificar outras patologias do quadril, como uma ruptura labral ou artrite precoce do quadril. Radiografias também devem ser realizadas para excluir a presença potencial de osteoartrite do quadril.

Tratamento

O primeiro passo no tratamento da bursite trocantérica é o encaminhamento para a fisioterapia. Uma boa reabilitação é sempre focada no fortalecimento e melhoria de função do músculo glúteo médio do quadril e na correção de eventuais distúrbios biomecânicos.

Nos casos em que os sintomas são graves o suficiente para justificar uma intervenção, a primeira linha de tratamento atual é uma infiltração guiada por ultrassom denominada “drilling”, na qual o tendão e a bursa degenerados são perfurados. Isso gera um processo inflamatório que auxilia na cicatrização da lesão.

O uso do ultrassom no consultório auxilia de maneira assertiva o acesso à lesão.

Para uma proporção muito pequena de pacientes, em que todas as outras opções de tratamento falham e onde os sintomas permanecem graves, a excisão cirúrgica da bolsa é muito ocasionalmente necessária. Esta é uma operação aberta, realizada normalmente sob anestesia geral. A operação dura apenas 20 ou 30 minutos. O retorno ao esporte é esperado de seis a oito semanas pós-operatórias.

Referências:

  1. Segal NA, Felson DT, Torner JC, Zhu Y, Curtis JR, Niu J, Nevitt MC., Multicenter Osteoarthritis Study Group. Greater trochanteric pain syndrome: epidemiology and associated factors. Arch Phys Med Rehabil. 2007 Aug;88(8):988-92
  2. Bird PA, Oakley SP, Shnier R, Kirkham BW. Prospective evaluation of magnetic resonance imaging and physical examination findings in patients with greater trochanteric pain syndrome. Arthritis Rheum. 2001 Sep;44(9):2138-45.
  3. Fearon AM, Cook JL, Scarvell JM, Neeman T, Cormick W, Smith PN. Greater trochanteric pain syndrome negatively affects work, physical activity and quality of life: a case control study. J Arthroplasty. 2014 Feb;29(2):383-6.
  4. Steinert L, Zanetti M, Hodler J, Pfirrmann CW, Dora C, Saupe N. Are radiographic trochanteric surface irregularities associated with abductor tendon abnormalities? Radiology. 2010 Dec;257(3):754-63.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do GE / Eu Atleta.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

Tags Saúde

últimas notícias