Diário de São Paulo
Siga-nos

Brown torce o pé no jogo, e Bellucci vence pela 1ª vez em Olimpíadas

Certamente não foi do jeito que ele gostaria, mas Thomaz Bellucci está na segunda rodada da chave de simples da Olimpíada pela primeira vez na carreira.

Brown torce o pé no jogo, e Bellucci vence pela 1ª vez em Olimpíadas
Brown torce o pé no jogo, e Bellucci vence pela 1ª vez em Olimpíadas

Redação Publicado em 07/08/2016, às 00h00 - Atualizado às 14h10


Alemão havia vencido o primeiro set e fazia jogo duro no segundo, quando sofreu a lesão e não teve mais condições de seguir; próximo rival será Cuevas ou Basilashvili

Certamente não foi do jeito que ele gostaria, mas Thomaz Bellucci está na segunda rodada da chave de simples da Olimpíada pela primeira vez na carreira. Depois de perder o primeiro set por 6/4 e estar em um confronto duro contra Dustin Brown (86º do ranking da ATP) no segundo, vencendo por 5/4, ele viu o alemão torcer o pé esquerdo, cair em quadra se contorcendo de dor e não ter mais condições de retornar ao jogo. Brown chorou e ganhou até o reconhecimento do público brasileiro, que o aplaudiu depois de tanto vaiá-lo ao longo do confronto.

– Estou feliz de ter passado para a segunda rodada, mas triste por ver um amigo com uma séria lesão. Tomara que não seja tão grave. Espero ver ele logo de volta no circuito. Enfim, passei de fase. Hoje a condição era muito difícil, dia com muito vento. Não foi fácil para nenhum dos jogadores (…) Foi divertido, acho até que o Dustin aproveitou. Para mim, disputar uma Olimpíada no meu país, foi especial. A experiência é inacreditável. Espero jogar bem e continuar no torneio – comentou Bellucci após o jogo.

Na segunda rodada, Bellucci terá pela frente o vencedor do duelo entre o uruguaio Pablo Cuevas (21º) e Nikoloz Basilashvili (109º), da Geórgia, que atuam ainda neste domingo.

Foi um desfecho realmente surpreendente na partida que abriu as disputas do tênis neste domingo. O confronto começou sob reclamações de Thomaz Bellucci, que pedia ao árbitro para que esperasse o vento diminuir de intensidade. As fortes rajadas de vento causavam estragos do lado de fora da quadra e incomodavam bastante dentro dela.

– Não só eu como o Dustin (pedimos para não começar o jogo). Perguntamos ao árbitro geral se valia a pena jogar nessas condições. Era uma condição que copromete muito o nível de jogo. É complicado assumir riscos, tomar decisões em condições tão ruins. Então, até ao público, é frustrante vir aqui e não ver um nível alto de jogo. O árbitro, entretanto, pediu para jogarmos. Nenhum dos dois conseguiu fazer um grande jogo. Estou feliz por ter passado por um jogo tão difícil.

bellucci rio 2016 (Foto: Kevin Lamarque / Reuters)Bellucci começou em dificuldades, mas tinha reequilibrado o confronto (Foto: Kevin Lamarque / Reuters)

O início do jogo foi autorizado e o brasileiro sofreu bastante. Sem conseguir controlar a bolinha, viu o rival vencer o primeiro set. Depois, vinha jogando de forma valente, mas o jogo seguida disputado. Até que veio a lesão de Brown e o brasileiro, aliviado, pôde comemorar sua ida para a segunda fase da Olimpíada.

O jogo

O vento começou a incomodar Thomaz Bellucci mesmo antes da partida. Logo no aquecimento, o brasileiro já tinha problemas para controlar a bolinha e foi conversar com o árbitro para adiar o início do confronto. No entanto, enquanto a decisão nas outras quadras foi de aguardar, na central, o jogo foi iniciado. Irritado, desconcentrado e com muita dificuldade em direcionar as jogadas, Bellucci somava erros, duplas faltas e rapidamente viu Dustin Brown abrir 4/0 no primeiro set. O alemão jogava de forma mais cautelosa, variava as jogadas e aguardava o erro do tenista da casa.

Brown tênis choro (Foto: AP)Brown chora enquanto recebia atendimento médico por conta da torção no tornozelo (Foto: AP)

Aos poucos, Bellucci foi esquecendo os problemas e se concentrando apenas em jogar. Cresceu, começou a incomodar Brown, mas a desvantagem era grande. Chegou até a devolver uma das quebras, mas não conseguiu segurar o saque bem encaixado de seu adversário no último game, que fechou o set em 6/4.

A torcida já comparecia em melhor número e passou a tentar jogar junto com o número 1 do Brasil. O vento também diminuiu e deu a chance de Bellucci crescer na partida. Ele reduziu os erros não forçados e chegou à quebra sobre Dustin Brown para abrir 3/1. O alemão, se não jogava tão bem, mostrava uma força mental muito forte. Passou a provocar a torcida e fez das vaias a sua força. Na sequência, devolveu a quebra sobre Bellucci e empatou a disputa em 3/3.

O confronto seguiu duro. Bellucci já estava em um nível superior, quando o pior aconteceu para o seu rival. O brasileiro matou o ponto, definindo o game para fazer 5/4 e viu Dustin Brown cair no chão, se contorcendo de dor. O alemão havia torcido o pé. Chamou atendimento médico, enfaixou o local, mas já chorava de dor. A desistência era apenas uma questão de tempo. Valente, Brown ainda tentou voltar. Mas, logo na disputa do segundo ponto, não resistiu. Arremessou a raquete na quadra e anunciou desistência. Antes perseguido pela torcida, foi aplaudido de pé e deixou a quadra de cabeça baixa, ciente de que poderia ter ido mais longe.

Dustin Brown estreia Olimpíada Rio de Janeiro tênis (Foto: AP Photo / Charles Krupa)Dustin Brown cai no chão após torcer o tornozelo esquerdo (Foto: AP Photo / Charles Krupa)
Compartilhe  

últimas notícias