Diário de São Paulo
Siga-nos

Brasileiros levam ‘Oscar dos quadrinhos’ com obra ‘Dois Irmãos’

Os brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá ganharam o "Oscar dos quadrinhos" neste sábado (23), em San Diego, durante a Comic-Con 2016, nos Estados Unidos. Eles

Brasileiros levam ‘Oscar dos quadrinhos’ com obra ‘Dois Irmãos’
Brasileiros levam ‘Oscar dos quadrinhos’ com obra ‘Dois Irmãos’

Redação Publicado em 23/07/2016, às 00h00 - Atualizado às 21h19


Fábio Moon e Gabriel Bá ganharam na categoria “melhor adaptação”.
Prêmio Eisner 2016 foi anunciado na Comic-Con, nos Estados Unidos.

Os brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá ganharam o “Oscar dos quadrinhos” neste sábado (23), em San Diego, durante a Comic-Con 2016, nos Estados Unidos. Eles foram premiados na categoria “melhor adaptação de outro meio” do Eisner Awards com a HQ Dois Irmãos, uma adaptação da obra do escritor amazonense Milton Hatoum.

Os irmãos gêmeos já haviam ganhado juntos o prêmio Eisner em 2011 pela obra “Daytripper” e também já levaram para casa um Jabuti pela adaptação de “O Alienista” , de Machado de Assis.

Importância de Milton Hatoum
Durante a apresentação da obra em Manaus, em 2015, Gabriel Bá disse que a cooperação com o autor Milton Hatoum foi essencial para que os autores pudessem desenhar a cidade como era no século 20, época em que se passa a narativa.

“Nos encontramos com ele diversas vezes, tanto para nos auxiliar nos desenhos, como para nos dar conselhos sobre a cidade e as coisas que já não existem atualmente. Também viemos à cidade para pesquisar e usamos a página do facebook ‘Manaus de Antigamente’, onde encontramos muitas fotos úteis”, disse o autor.

Ao G1, Fábio Moon declarou que um dos maiores desafios da adaptação de uma obra complexa como o romance de Hatoum é a paciência. Todo o trabalho de adaptação demorou cerca de quatro anos.

“Ler quadrinho é muito rápido e prazeroso, mas fazer quadrinhos é muito demorado. Então, tivemos que encontar elementos constantemente durante o processo que nos mantivesse inspiados e animados sem comprometer a qualidade da obra, os detahes e as densidades dos personagens”, contou.

Versão em quadrinhos de Dois Irmãos levou o Oscar dos quadrinhos (Foto: Divulgação)Versão em quadrinhos de Dois Irmãos levou o Oscar dos quadrinhos (Foto: Divulgação)
Compartilhe  

Tags

últimas notícias