Diário de São Paulo
Siga-nos

Brasil vai ultrapassar EUA como 3º maior fornecedor de soja do mundo, diz FAO

O Brasil ultrapassará os Estados Unidos como terceiro maior fornecedor de óleo de soja do mundo no período da safra de 2017 e 2018, segundo um relatório da

Brasil vai ultrapassar EUA como 3º maior fornecedor de soja do mundo, diz FAO
Brasil vai ultrapassar EUA como 3º maior fornecedor de soja do mundo, diz FAO

Redação Publicado em 16/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 16h31


Queda na produção na América do Sul vai favorecer o Brasil, conclui relatório divulgado nesta segunda-feira (16)

O Brasil ultrapassará os Estados Unidos como terceiro maior fornecedor de óleo de soja do mundo no período da safra de 2017 e 2018, segundo um relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) divulgado nesta segunda-feira (16).

O estudo mostra que, apesar da maior produção da commodity em território brasileiro, outros países da América do Sul sofrerão uma queda na safra de 2018/2019 devido ao clima desfavorável. O recuo de cerca de 9% no continente será puxado por severas perdas na Argentina, Paraguai e Uruguai, segundo a FAO.

“Na Argentina, terceiro maior produtor de soja do mundo, o rendimento médio caiu para o menor nível nos últimos seis anos e a produção total para o nível mais baixo dos últimos nove anos. No Brasil, por outro lado, os aumentos na área plantada e as condições quase ideais de crescimento elevaram a produção a níveis sem precedentes”, diz o relatório.

Liderança na produção de soja

Quanto à produção da soja, o EUA deverão ter neste ano uma safra de soja menor que a do Brasil, marcando a primeira vez em que os brasileiros aparecerão no topo da produção global da oleaginosa, segundo as projeções oficiais.

A produção dos EUA deverá atingir 116,48 milhões de toneladas de soja neste ano (ano-safra 2018/19), segundo o Departamento de Agricultura norte-americano (USDA), que estima a produção do Brasil em 2018 (já colhida) em 117 milhões de toneladas.

Na safra que os EUA vão plantar e colher neste ano, a expectativa do USDA é de que a área colhida de soja caia 1,45% na comparação anual, para 88,2 milhões de acres (35,7 milhões de hectares), enquanto no ciclo já colhido no Brasil a área atingiu cerca de 35 milhões de hectares, segundo o governo.

Fornecimento de carnes e farinha

O relatório também prevê que o Brasil seguirá como o maior fornecedor mundial de carne de aves e farinha do mundo.

A expectativa é de que o Brasil venda 7% a mais de carne aos mercados internacionais do que em 2017, firmando-se como maior exportador mundial de carne bovina. “O Brasil pode ter uma contração de 34% na produção de carne suína em 2018, contudo, deve continuar sendo o maior exportador de carne de frango do mundo”, diz a FAO.

No caso da farinha, as perdas climáticas na Argentina devem favorecer o Brasil, conclui o estudo. As exportações devem crescer 17%, consolidando a posição do país como principal fornecedor mundial, à frente dos Estados Unidos.

Compartilhe  

últimas notícias