Diário de São Paulo
Siga-nos

Brasil perde Gabriel Jesus por expulsão, mas bate o Chile com gol de Paquetá e vai enfrentar o Peru na semifinal

O Brasil está na semifinal da Copa América. Na noite desta sexta-feira, a Seleção venceu o Chile por 1 a 0, no Estádio Nilton Santos, e garantiu a vaga com

BRASIL
BRASIL

Redação Publicado em 02/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 23h21


Camisa 17 sai do banco, marca no primeiro lance em campo e ajuda a Seleção a garantir vaga na próxima fase da Copa América mesmo com um a menos durante quase todo o segundo tempo

Resumão

O Brasil está na semifinal da Copa América. Na noite desta sexta-feira, a Seleção venceu o Chile por 1 a 0, no Estádio Nilton Santos, e garantiu a vaga com gol de Lucas Paquetá, que saiu do banco para decidir. Mas a classificação não foi fácil. Com um a menos durante quase todo o segundo tempo, o Brasil teve que segurar as investidas chilenas após a expulsão de Gabriel Jesus, no começo da segunda etapa.

O resultado manda a seleção chilena para casa mais cedo. Com a vitória, a seleção brasileira vai enfrentar o Peru, que bateu o Paraguai nos pênaltis. A partida decisiva acontece na próxima segunda-feira, às 20h, novamente no Estádio Nilton Santos. O vencedor avança para a final. Confira o chaveamento do torneio.

Primeiro tempo

O Chile surpreendeu no primeiro tempo e começou a partida com mais posse de bola. Mais organizados, os chilenos pressionaram a saída brasileira, não deram espaço e tentaram dominar o jogo. O Brasil, porém, depois de sofrer no início, criou boas chances com Neymar, Firmino e Jesus. O trio fez tabelas e respondeu à altura à pressão inicial chilena. Mesmo assim, a seleção brasileira não conseguiu abrir o placar no Nilton Santos. Destaque para o goleiro Bravo, que fez boas defesas.

Segundo tempo

Tite promoveu mudanças e colocou Lucas Paquetá em campo no lugar de Firmino. No primeiro lance do meia, brilhou a estrela do técnico brasileiro: o camisa 17 recebeu na entrada da área, tabelou com Neymar, ganhou da marcação e marcou um belo gol. Mas a alegria brasileira durou pouco: momentos depois, Gabriel Jesus levantou demais a perna e acertou o rosto de Mena. O atacante recebeu o vermelho direto.

Gabriel Jesus deixa o campo após ser expulso em Brasil x Chile, pela Copa América

Gabriel Jesus deixa o campo após ser expulso em Brasil x Chile, pela Copa América (Foto: Wagner Meier/Getty Images)

Com um a mais, o Chile encontrou a rede com Vargas. Mas a arbitragem anulou o gol por impedimento, confirmado na sequência pelo VAR. Logo depois, Neymar, em jogada individual, por pouco não marcou um golaço. Mas Bravo fez a defesa. A resposta veio de imediato: Brereton aproveitou cruzamento para a área e balançou o travessão. Martín Lasarte partiu então para o tudo ou nada e mandou a Roja para o ataque, que seguiu pressionando, mas não encontrou a igualdade.

Gol salvador

Lucas Paquetá precisou de apenas um minuto em campo para se tornar o herói do jogo. O meia entrou na partida na virada para o segundo tempo no lugar de Firmino e marcou na primeira jogada de ataque após tabelinha com Neymar.

Lucas Paquetá marca e garante classificação

Lucas Paquetá marca e garante classificação (Foto: André Durão)

Brasil com um a menos

Gabriel Jesus foi expulso aos três minutos do segundo tempo. O atacante foi disputar uma bola no alto com o lateral Mena, do Chile, na lateral do campo. No entanto, levantou muito o pé e acertou em cheio o rosto do adversário, que tentava cabecear a bola. O árbitro o expulsou na hora. Na final da Copa América de 2019, entre Brasil e Peru, Jesus também foi expulso. Aquela partida contra o Peru, em que o Brasil venceu por 3 a 1 e foi campeão, marcou também o último gol do atacante pela Seleção. Depois disso, ele disputou 12 jogos com a amarelinha.

Gabriel Jesus leva cartão vermelho

Gabriel Jesus leva cartão vermelho (Foto: Reuters)

Seleção comemora gol de Lucas Paquetá

Seleção comemora gol de Lucas Paquetá (Foto: Buda Mendes/Getty Images)

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias