Diário de São Paulo
Siga-nos

Brasil faz história no tênis de mesa e coloca dois atletas nas oitavas

Antes mesmo das oitavas de final do tênis de mesa individual na Tóquio 2020, a delegação brasileira já escreve o principal capítulo de sua história em Jogos

BRASIL
BRASIL

Redação Publicado em 27/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h27


Antes mesmo das oitavas de final do tênis de mesa individual na Tóquio 2020, a delegação brasileira já escreve o principal capítulo de sua história em Jogos Olímpicos. Nesta terça-feira, os brasileiros Gustavo Tsuboi e Hugo Calderano superaram seus adversários e garantiram vaga na próxima fase do torneio. Esta é a primeira vez que dois brasileiros se classificam para as oitavas da modalidade nas Olimpíadas. E a busca por um caminho mais longo em Tóquio acontece já na manhã desta terça-feira (horário de Brasília).

Gustavo Tsuboi se classificou depois de bater o nigeriano Quadri Aruna, da Nigéria, por 4 a 2, com parciais de 13-15, 11-9, 11-6, 7-11, 11-7, 11-6. Na próxima fase, o brasileiro, 37º no ranking mundial, enfrentará Lin Yun-Ju, de Taiwan e número 6 do mundo, a partir das 4h30 (de Brasília).

– Estou muito contente, ainda não caiu a ficha. Primeiro jogo sempre tem uma tensão. Evento especial, por conta das outras olimpíadas em que não tive a performance que eu gostaria, a pressão por um bom desempenho era muito grande. Nesse jogo foi muito de estratégia. O ponto principal foi manter o foco e a concentração para ir me adaptando ao jogo dele. No começo tive dificuldades a me adaptar ao saque dele, ao forhand, mas depois o jogo foi fluindo e consegui me antecipar ao que ele pretendia – disse Tsuboi.

Gustavo Tsuboi foi o primeiro brasileiro garantido nas oitavas de final em Tóquio — Foto: Reuters

Gustavo Tsuboi foi o primeiro brasileiro garantido nas oitavas de final em Tóquio — Foto: Reuters

Fazendo história

Com a vitória, Tsuboi se tornou o terceiro brasileiro a garantir vaga em uma oitavas de final de Jogos Olímpicos na história, se juntando a Hugo Hoyama e Hugo Calderano, que mais uma vez estará na briga pelas quartas de final. Calderano venceu o esloveno Bojan Tokic por 4 a 1, parciais de 13/11, 11/7, 7/11, 11/9, 12/10. Sétimo do mundo e cabeça de chave, ele medirá forças com o sul-coreano Jang Woo-Jin, 12º no ranking mundial, a partir das 8h30. Um adversário que o brasileiro já conhece de outros tempos na carreira.

– Já jogamos muitas vezes, mas muitas foram no infantil e no juvenil, então fica difícil avaliar. A última vez que jogamos eu ganhei de 4 a 3, em 2018. Então faz tempo. Ele foi campeão mundial infantil e juvenil. Vai ser um jogo muito difícil, ele é muito explosivo, um dos jogadores mais rápidos do circuito e saca muito bem – adiantou Calderano.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias