Diário de São Paulo
Siga-nos

Brasil envia pele humana para vítimas de acidente no Peru

O governo brasileiro enviou no fim de semana 20 mil centímetros quadrados de pele humana ao Peru. Os tecidos vãoo ajudar no tratamento de queimaduras graves

Brasil envia pele humana para vítimas de acidente no Peru
Brasil envia pele humana para vítimas de acidente no Peru

Redação Publicado em 27/01/2020, às 00h00 - Atualizado às 09h46


Pele é utilizada como curativo biológico no tratamento de queimaduras

O governo brasileiro enviou no fim de semana 20 mil centímetros quadrados de pele humana ao Peru. Os tecidos vãoo ajudar no tratamento de queimaduras graves em crianças e adultos, após um acidente com caminhão de gás, nesta quinta-feira (23), que deixou cerca de 50 pessoas feridas em Lima, capital peruana.

“Os países precisam se colocar à disposição em tragédias como essa. Ajudar nosso vizinho peruano não é somente um ato de solidariedade, mas também de empatia”, afirma o Ministro da Saúde em exercício, João Gabbardo.

Atualmente, o Brasil possui quatro bancos de pele localizados nos estados do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Em todos eles há estoque suficiente para atender as possíveis demandas brasileiras.

A pele humana é utilizada como um curativo biológico para pacientes que sofreram graves queimaduras. No início do tratamento, é retirada a pele queimada e transplantada a pele doada em substituição aos tecidos carbonizados e mortos. É considerada a melhor opção terapêutica nesses casos por reduzir infecções e dores, além de acelerar a recuperação e, assim, diminuir o tempo de internação do paciente.

O material é proveniente de doadores e costuma ser retirado do dorso das coxas, braços e costas após confirmação de morte cerebral, como ocorre em doações de órgãos.

Em 2018, foram utilizados no Brasil 83.559 cm² de pele humana.

iG

Com informações do Ministério da Saúde

Compartilhe  

últimas notícias