Diário de São Paulo
Siga-nos

Brasil é terceiro em novo ranking da Fifa liderado por França e Bélgica

O sexto lugar na Copa do Mundo até que não fez tão mal à Seleção no reformulado ranking da Fifa. Divulgada nesta quinta-feira, a primeira classificação depois

Brasil é terceiro em novo ranking da Fifa liderado por França e Bélgica
Brasil é terceiro em novo ranking da Fifa liderado por França e Bélgica

Redação Publicado em 16/08/2018, às 00h00 - Atualizado às 11h12


Seleção perde uma posição na classificação que tem quatro novos países no Top 10, sem Argentina e a ex-primeira colocada Alemanha, em queda para 15º depois de vexame na Copa

O sexto lugar na Copa do Mundo até que não fez tão mal à Seleção no reformulado ranking da Fifa. Divulgada nesta quinta-feira, a primeira classificação depois do torneio põe o Brasil como terceiro colocado, uma posição abaixo da anterior, anunciada em maio. Campeã, a França foi a que mais somou pontos (150) e aparece como nova líder, ganhando seis posições. Logo atrás está a Bélgica, terceiro lugar na Rússia e responsável pela queda da equipe treinada por Tite.

Os anfitriões da Copa, aliás, foram os que mais subiram: 21 colocações, aparecendo agora em 49º. São quatro as novas seleções no Top 10: a vice-campeã mundial Croácia (4º), Uruguai (5º), Inglaterra (6º) e Dinamarca (9º). Saíram desse grupo, Argentina (11º), Polônia (18º) e Chile (12º) e quem mais chama a atenção pela queda, a ex-primeira colocada Alemanha. A defensora do título e eliminada na primeira fase na Rússia agora aparece em 15º. Só não é pior do que o Egito. A equipe liderada pelo craque Salah foi o maior perdedor de pontos (77) e posições, de 45º para 65º.

Ranking da Fifa de agosto (Foto: Reprodução)

Ranking da Fifa de agosto (Foto: Reprodução)

A fórmula do novo ranking foi aprovada no Conselho da Fifa realizado em junho, pouco antes da Copa, na Rússia. Tentando simplificar o cálculo anterior, consiste no método estatístico Elo, criado para se calcular a força relativa entre jogadores de xadrez, usado em outros esportes por décadas e na classificação feminina elaborada pela entidade. Agora foi adaptado com o algoritmo chamado de “SUM”, desenvolvido a partir das características do futebol. Segue basicamente as seguintes regras:

  • Somar/diminuir pontos por resultados nos jogos no período analisado, em vez de tirar a média como na fórmula anterior.
  • Quem fica sem jogar preserva sua pontuação, sem a retirada do que ganhou nas últimas partidas disputadas.
  • Pontos são diminuídos por derrotas ou empates em confrontos contra seleções com pior colocação no ranking, com exceção de partidas de mata-mata em torneios importantes, como a Copa do Mundo.

A fórmula do algoritmo SUM em inglês é a seguinte:

P = Pbefore + I * (W – We)

Pbefore: Pontos antes do jogo
I: Importância do jogo
W: resultado do jogo
We: resultado esperado do jogo

A Fifa divulgou seu primeiro ranking em agosto de 1993, com o Brasil em oitavo. No mês seguinte, a Seleção assumiu a liderança, oscilando até junho de 1994 entre a primeiro e a quarta colocação. Depois de conquistar o tetra, permaneceu no topo durante seis anos e meio, até janeiro de 2001, recuperando a posição por causa do penta. A nova hegemonia durou entre julho de 2002 a janeiro de 2007. A partir daí, retomou a ponta somente entre julho e outubro de 2009 e de abril a maio de 2010.

A próxima edição do ranking da Fifa está prevista para 20 de setembro, depois dos primeiros amistosos depois da Copa do Mundo, marcados na segunda semana do mês que vem.

Compartilhe  

últimas notícias