Diário de São Paulo
Siga-nos

Brady x Rodgers define quem vai para o Super Bowl e reacende debate sobre melhor da história

Tom Brady e Aaron Rodgers detêm inúmeras marcas fabulosas na NFL, mas estarão diante de uma situação inédita a partir das 17h05 (de Brasília) deste domingo,

Brady
Brady

Redação Publicado em 24/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h25


Astros lideram Tampa Bay Buccaneers e Green Bay Packers na final da NFC; Buffalo Bills tenta desbancar campeão Kansas City Chiefs na AFC; ge acompanha jogos de domingo em tempo real

Tom Brady e Aaron Rodgers detêm inúmeras marcas fabulosas na NFL, mas estarão diante de uma situação inédita a partir das 17h05 (de Brasília) deste domingo, quando a bola oval voará para Green Bay Packers x Tampa Bay Buccaneers, duelo válido pela final da NFC, no Lambeau Field (casa dos Packers). O vencedor garante vaga no Super Bowl LV do dia 7 de fevereiro, em Tampa, na Flórida. Na decisão da AFC, o atual campeão da NFL Kansas City Chiefs encara o Buffalo Bills, às 20h40.

Os dois lendários quarterbacks jamais se enfrentaram em playoffs – em temporada regular foram três encontros até hoje, com duas vitórias de Brady, contra uma de Rodgers. E esse primeiro encontro no mata-mata se dá cercado de questões sobre quem têm números mais impressionantes.

O ge fará a cobertura em tempo real de Green Bay Packers x Tampa Bay Buccaneers (17h05) e de Kansas City Chiefs x Buffalo Bills (20h40) neste domingo.

Em termos de conquistas, Tom Brady, de 43 anos, nada de braçada. Soma nove Super Bowls disputados e seis títulos, todos eles pelo New England Patriots. Ele ainda disputa sua 14ª final de conferência e, por tudo isso, é tido como maior jogador da história da liga. Ou, se preferir, G.O.A.T (Greatest Of All Times – melhor de todos os tempos, em português).

Aaron Rodgers, de 37 anos, ostenta apenas um título de Super Bowl (2010/2011), mas possui vários recordes individuais entre os quarterbacks de todos os tempos da NFL. Além de ser o principal candidato a prêmio de MVP da atual temporada. O ge reúne aqui números para comparar essas duas lendas. Quem vai levar a melhor no domingo?

Touchdowns

Em números gerais, a vantagem é de Brady. O marido da modelo brasileira Gisele Bündchen tem 581 touchdowns lançados na carreira, líder em todos os tempos. Rodgers é o sétimo na história, com 412. Porém, contudo, entretanto, todavia, é preciso ponderar que o astro dos Packers tem seis anos a menos do que Brady. Mais do que isso, ele foi o QB que mais rapidamente chegou a 400 touchdowns na carreira.

Brady foi o líder em touchdowns lançados por quatro temporadas, e Rodgers por duas. Só que o craque dos Packers conseguiu ser o líder justamente nesta temporada 2020/21.

Jardas

Brady tem 79.204 jardas lançadas na carreira, e fica só atrás de Drew Brees, dos Saints, em todos os tempos (80.358). Rodgers ainda está fora do top 10; atualmente é o 11º (51.245). Mais uma vez, no entanto, é preciso salientar a diferença de idade entre ambos.

Interceptações/Rating

Rodgers sofreu incríveis 89 interceptações em TODA a sua carreira, contra 191 de Brady. Apesar da diferença de idade, neste caso, favorecer Rodgers, a NFL tem uma estatística chamada “rating” que mede a eficiência dos quarterbacks baseada em passes e interceptações. E aí, o astro dos Packers leva vantagem: tem 103.9, terceiro em todos os tempos (atrás de Patrick Mahomes e Deshaun Watson). Brady tem 97.3 e é o sétimo na história.

MVPs

Disputa apertada aqui também. Rodgers foi eleito duas vezes o jogador mais valioso da liga, em 2011 e 2014. Brady levou a honraria três vezes (2007, 2010 e 2017). Neste ano, Rodgers é favorito a levar a condecoração por ter liderado a liga em touchdowns lançados (48).

Difícil decidir quem é mais importante? Vamos a outras distinções: Brady foi 14 vezes ao Pro Bowl, Rodgers, nove; Brady foi duas vezes o jogador ofensivo da liga, o que o rival jamais conseguiu.

MVP do Super Bowl

Mais uma vez, vantagem para Tom Brady. Pelos Patriots, ele foi o melhor da decisão da NFL quatro vezes (2002, 2004, 2014 e 2017). Rodgers foi o melhor no único Super Bowl que disputou, em 2011. Vale lembrar que Brady tem simplesmente NOVE aparições no Super Bowl contra apenas UMA de Rodgers.

Difícil apontar quem leva? A partir das 17h05 deste domingo, saberemos.

Final da AFC

No outro jogo do dia, o Kansas City Chiefs de Patrick Mahomes, que sofreu uma concussão na vitória diante do Cleveland Browns e foi dúvida durante toda a semana, encara o Buffalo Bills de Josh Allen e Stefon Diggs – que por sua vez eliminou o Baltimore Ravens do atual MVP Lamar Jackson.

Os Chiefs, atuais campeões da liga, terão o apoio de sua torcida no Arrowhead Stadium. Os Bills vão tentar chegar à final da NFL pela primeira vez desde 1993.

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias