Diário de São Paulo
Siga-nos

Botucatu faz vacinação em massa contra a Covid-19 neste domingo

Na pesquisa, toda a população adulta da cidade será imunizada e o objetivo da prefeitura é vacinar 80% do público-alvo já neste primeiro dia de vacinação.

vacinação
vacinação

Redação Publicado em 16/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h19


Cidade foi escolhida para participar de estudo inédito do Ministério da Saúde sobre a eficácia da vacina de Oxford/AstraZeneca e toda a população adulta será imunizada. Objetivo é vacinar 80% do público-alvo neste domingo, com a estrutura das eleições do ano passado.

Moradores de Botucatu (SP) fizeram fila logo cedo neste domingo (16) para receber o imunizante da Oxford/Astrazeneca contra a Covid-19. O município é palco de um estudo inédito do Ministério da Saúde sobre a eficácia da vacina contra cepas do coronavírus.

Na pesquisa, toda a população adulta da cidade será imunizada e o objetivo da prefeitura é vacinar 80% do público-alvo já neste primeiro dia de vacinação.

Para isso, foi montado um esquema que transformou os 45 locais de votação utilizados para as eleições de 2020 em pontos de vacinação.

Ministro da Saúde aplica vacina contra Covid em moradora de Botucatu

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi até a EMEF Cardoso de Almeida, um dos pontos de aplicação da vacina, por volta das 8h20.

Ele chegou sob gritos de “Fora, Bolsonaro” de um grupo de manifestantes que estavam concentrados na prefeitura – em frente ao colégio.

Para marcar o início da imunização, Queiroga aplicou a vacina de Oxford/AstraZeneca na aposentada Suze Helena Crespam, de 58 anos.

Moradores fazem protesto contra o Bolsonaro durante a vacinação em Botucatu

Moradores fazem protesto contra o Bolsonaro durante a vacinação em Botucatu

80 mil doses

As 80 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca que serão utilizadas para a vacinação em massa chegaram à cidade no inicio da tarde desta quinta-feira (13).

Elas saíram de um galpão do Ministério da Saúde, em Guarulhos, e o caminhão foi escoltado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) até a Secretaria de Saúde da cidade.

Botucatu recebe 80 mil doses da Oxford/AstraZeneca para vacinação em massa neste domingo — Foto: Gabriela Prado/TV TEM

Botucatu recebe 80 mil doses da Oxford/AstraZeneca para vacinação em massa neste domingo — Foto: Gabriela Prado/TV TEM

Os imunizantes ficaram armazenados em refrigeradores com temperaturas entre 2 ºC e 8 ºC, e a Guarda Municipal e a Polícia Militar fizeram a segurança das vacinas 24 horas por dia.

As Forças de Segurança de Botucatu também montaram um esquema para o dia da ação, e todo o efetivo dos policiais civis, militares e GCMs está nas ruas neste domingo (16). Segundo a polícia, se alguém apresentar documento falso para tomar vacina será responsabilizado criminalmente e, dependendo da situação, pode ser preso em flagrante.

Os universitários que moram na cidade, mas não têm comprovante de endereço em seu nome, serão imunizados em uma ação exclusiva que ainda não tem data definida.

Como vai funcionar

A ação de vacinação deste domingo (16) tem o apoio da Justiça Eleitoral, da OAB Botucatu e do Ministério Público. Além disso, 2,5 mil voluntários se cadastraram para ajudar na organização do evento.

Aqueles que tiverem comprovante de endereço e cadastro eleitoral válido (título de eleitor) vão poder receber a vacina no mesmo local em que votaram na última eleição (mesma escola e mesma seção eleitoral). Ao todo, são 45 pontos de votação cadastrados na Justiça Eleitoral.

Já as pessoas que não têm título de eleitor em Botucatu, mas têm comprovante de endereço na cidade, vão ser vacinadas em quatro ginásios da cidade:

  • Complexo Esportivo Heróis do Araguaia, no Jardim Iolanda;
  • Ginásio Paralímpico, ao lado do Ginásio Municipal de Esportes, no Bairro Alto;
  • SESI, da Cohab 3 (entrada pelos campos de futebol);
  • Escola Francisco Marins, em Rubião Júnior.

A vacinação será realizada em horários diferentes para cada grupo com o intuito de evitar aglomerações e a prefeitura orienta que todos compareçam aos pontos de vacinação sem acompanhantes.

Às 6h, as doses vão sair da Secretaria de Saúde de Botucatu e serão distribuídas nos locais de vacinação. A partir das 7h, começa a imunização dos 2,5 mil voluntários e, às 8h, do público em geral:

  • Moradores com idades entre 51 e 60 anos: das 8h às 10h30;
  • Moradores com idades entre 41 e 50 anos: das 10h30 às 13h;
  • Moradores com idades entre 31 e 40 anos: das 13h às 15h30;
  • Moradores com idades entre 18 e 30 anos: das 15h30 às 18h.

O que precisa fazer/levar

  • Cadastro no site Vacina Já (basta clicar no botão “população geral”, inserir o código de segurança e preencher o cadastro);
  • Apresentar no ato da vacinação título de eleitor (a Justiça Eleitoral verificará, no momento da apresentação do munícipe na seção eleitoral, se o título pertence àquela seção e se o mesmo é válido), documento oficial com foto, que conste o número do CPF original (RG ou CNH ou passaporte), comprovante de endereço em seu nome, original, datado de outubro, novembro ou dezembro de 2020, ou janeiro, fevereiro, março de 2021;
  • Não serão aceitos documentos impressos da internet, apenas documentos originais enviados pelas instituições ou aplicativos de celulares. Serão apenas aceitos comprovantes de endereço de concessionárias de água, luz e telefone e comprovantes de endereços de bancos;
  • Cônjuges poderão apresentar comprovante de endereço de seu cônjuge, desde que acompanhado de certidão de casamento (original, registrado em cartório e datado até 31 de março de 2021) ou contrato de união estável (original, registrado em cartório e datado até 31 de março de 2021) ou ainda declaração de acordo (modelo disponibilizado na internet e que ficará retida);
  • Filhos poderão apresentar comprovante de endereço de seus pais, desde que comprovem a filiação com documento oficial (RG ou CNH ou passaporte).

Quem não deve tomar vacina neste domingo

  • Moradores que se enquadram nas regras do Dia “D”, mas não estiverem em Botucatu na data da vacinação em massa;
  • Moradores que se enquadram nas regras do Dia “D”, mas tomaram a vacina da gripe (H1N1) em um período inferior a 15 dias da data de vacinação em massa;
  • Pessoas que não se enquadram nas regras do Dia “D”;
  • Moradores que tiveram Covid-19 no prazo de 30 dias antes vacinação.

Essas pessoas devem se cadastrar no site Vacina Já até o dia 16 de maio (clicar no botão “população geral”, inserir o código de segurança e preencher o cadastro); e também se cadastrar no “pré-cadastro vacinal” da prefeitura (clicar no banner da vacinação em massa e preencher o cadastro).

No dia 17 de maio, a prefeitura vai informar essas pessoas sobre o procedimento que deverão fazer para serem imunizados entre os dias 18 e 22 de maio.

.

.

.

Fonte: G1 – Globo.

Compartilhe  

últimas notícias