Assim como aconteceu com Keisuke Honda e Salomon Kalou em 2020, a contratação de Rafael nesta temporada possibilita ao Botafogo uma gama de ações para
Redação Publicado em 18/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 19h22
Assim como aconteceu com Keisuke Honda e Salomon Kalou em 2020, a contratação de Rafael nesta temporada possibilita ao Botafogo uma gama de ações para explorar a imagem do jogador fora das quatro linhas. Se não teve tanto sucesso com os estrangeiros, o clube espera um retorno diferente com o lateral-direito, tanto técnico quanto financeiro.
O fator diferencial nesse caso é a imagem construída por Rafael bem antes do acerto com o Botafogo. O “jogador torcedor” é o trunfo do clube para aproximar os alvinegros. A contratação em si e as campanhas para o anúncio do lateral provocaram de início um aumento no número de sócios-torcedores, que é um dos focos da diretoria para fazer dinheiro novo.
No dia em que a negociação com Rafael se tornou pública, o site “Camisa 7” registrava 15.574 sócios. Uma semana depois o número pulou para 16.098. No último domingo, a contagem já estava em 17.107. Em entrevista ao ge, o diretor de negócios do Botafogo, Lênin Franco, falou sobre o peso da contratação do lateral-direito.
– De um lado tem um investimento para trazer o atleta, mas do outro lado tem o peso do que ele pode devolver. Não só desportivamente, mas também fora de campo. E a gente entendia que a vinda de Rafael, pelo apelo emocional como torcedor, traria esse resultado fora de campo. Porque quando o Rafael traz um sócio, ele não traz o sócio de um mês, ele traz de 12 meses. Então, a conta é muito essa. Se a vinda do Rafael nos traz mil sócios, são mil sócios vezes 12 meses. É uma geração de receita bem considerável.
– Muito por conta dessa paixão pelo clube, ele se colocou à disposição para colaborar com ações e projetos que nos ajudassem a trazer novos sócios. Não é algo que está no contrato dele, mas é algo que ficou muito claro para ele que ele pode colaborar muito. E não é só ele. Temos outros casos também, mas ele tem o fator simbólico. Por isso a gente construiu a campanha muito na coisa de ser o torcedor dentro de campo. É aquele momento que o sócio do Botafogo ia poder enxergar um deles ali vestindo a camisa 7, que é mais simbólica ainda – explica Lênin.
A campanha para atrair mais sócios é só uma vertente do que o Botafogo pode realizar em parceria com Rafael. Como o jogador ainda recupera a parte física, o clube aguarda ele ganhar sequência em campo para colocar em prática outras ações, como explica o diretor de negócios.
– Com certeza terão outras coisas, mas a gente não tem como queimar cartucho. Porque existem momentos e momentos. Ele começou a jogar, entrou em pedacinhos de duas partidas, mas sentiu um pouquinho de desconforto e está recuperando de novo. A gente precisa respeitar o tempo dele para que ele se integre totalmente ao elenco, comece a jogar mais e assim a gente continuar usando. Se a gente não tiver esse feeling parece que a gente o trouxe só para fazer marketing e não para jogar futebol. O que não é o caso.
Desde o anúncio, em 8 de setembro, Rafael participou de dois jogos pelo Botafogo, entrando nos minutos finais da vitória sobre o Sampaio Corrêa e da derrota para o Avaí. No início deste mês, o lateral sofreu uma tendinite patelar no joelho direito, mas já se recuperou e foi liberado pelo departamento médico. Agora o atleta está entregue à preparação física.
Para contratar o jogador, o Botafogo teve o apoio de torcedores ilustres no pagamento das luvas e também colocou em contrato fan tokens como parte do bônus de Rafael. O clube abriu licitação para contratar uma empresa para desenvolver o projeto e aguarda a assinatura com o operador da plataforma para venda dos criptoativos.
Essa é mais uma forma de o Botafogo arrecadar recursos, seguindo exemplos de clubes brasileiros como Atlético-MG, Corinthians e Flamengo, além de outros consagrados internacionalmente, como o Paris Saint-Germain. A expectativa é que os alvinegros possam adquirir os tokens no início de 2022.
– Pode ser que a assinatura com essa empresa aconteça ainda entre outubro e novembro, mas levaria em torno de 60 dias para os tokens serem criados. Diria que ali no início de janeiro ou no mais tardar em fevereiro, a gente terá o fan token disponível – esclarece Lênin.
Apresentado pelo Botafogo, Rafael se emociona e diz que está realizando um sonho de infância
A entrevista completa com o diretor de negócios do Botafogo vai ar nesta terça-feira. Entre os assuntos abordados com Lênin Franco, estão o processo de profissionalização do clube, patrocínio master, fornecedor de material esportivo, lojas físicas, volta do público ao estádio e redes sociais.
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Globo Esporte
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