Diário de São Paulo
Siga-nos

Bons resultados do Brasil no surfe, clássico na Superliga e punição russa marcam semana olímpica

Já é quase natal, mas o esporte olímpico segue a todo vapor, com notícias importantes dentro e fora das quatro linhas. Nas competições, o destaque ficou por

Brasil
Brasil

Redação Publicado em 21/12/2020, às 00h00 - Atualizado às 17h09


Fim de ano tem etapa do Circuito do surfe, fim de turno no vôlei e definição da “questão russa”

Já é quase natal, mas o esporte olímpico segue a todo vapor, com notícias importantes dentro e fora das quatro linhas. Nas competições, o destaque ficou por conta da primeira etapa do Circuito Mundial de Surfe de 2021, em que Gabriel Medina ficou com o vice, enquanto Ítalo Ferreira e Tatiana Weston-Webb foram terceiro.

Aqui no Brasil, o maior clássico do vôlei nacional foi disputado e a Superliga masculina chegou ao fim do primeiro turno com novo líder, já que o Cruzeiro derrotou o Taubaté. Por fim, na Suíça, uma notícia importante para o futuro: o Tribunal Arbitral do Esporte decidiu que a Rússia não irá disputar as Olimpíadas do ano que vem.

A temporada de 2021 já começou

Gabriel Medina competindo nos tubos de Pipeline — Foto: WSL / Bielmann

Gabriel Medina competindo nos tubos de Pipeline — Foto: WSL / Bielmann

A temporada de 2021 do Circuito Mundial de Surfe começou com a etapa do Havaí, disputada em dezembro deste ano. Após um ano inteiro de espera, o circuito de 2020 foi totalmente cancelado, os melhores do mundo voltaram a competir. No masculino, título para o havaiano JJ Florence, que derrotou Gabriel Medina na decisão. Medina, aliás, tinha passado pelo compatriota Ítalo Ferreira na semi. No feminino, a brasileira Tatiana Weston-Webb ficou em terceiro lugar.

A coisa ficou russa

Bandeira russa e do COI — Foto: Divulgação

Bandeira russa e do COI — Foto: Divulgação

A Rússia, como nação, está oficialmente fora das Olimpíadas do ano que vem, e também dos Jogos de Inverno de 2022 (na China). A decisão foi tomada pelo Tribunal Arbitral do Esporte, na Suíça, que julgou os inúmeros problemas que o país teve com os exames anti-doping nos últimos anos. Portanto, não teremos a bandeira russa nem o hino russo nas Olimpíadas, mas é importante pontuar: os atletas russos, desde que comprovem que não estão envolvidos em escândalos de doping, poderão participar dos Jogos, mas disputando com uma bandeira do Comitê Olímpico Internacional.

Cruzeiro líder na Superliga masculina

Cruzeiro x Taubaté, pela Superliga Masculina — Foto: Divulgação / Cruzeiro

Cruzeiro x Taubaté, pela Superliga Masculina — Foto: Divulgação / Cruzeiro

No duelo dos dois melhores times do país na atualidade, Cruzeiro e Taubaté fizeram uma espécie de final do primeiro turno da Superliga masculina. Jogando em casa, o Cruzeiro venceu por 3 a 1 e fechou a primeira fase em primeiro lugar na classificação. Com o resultado na cidade de Contagem, o Cruzeiro foi a 31 pontos e assumiu a liderança, após longa corrida atrás do Taubaté, que fica na vice-liderança, com 30. O Campinas segue tentando colar na dupla, com 27.

Problemas no handebol

Handebol masculino - Liga Nacional — Foto: Divulgação

Handebol masculino – Liga Nacional — Foto: Divulgação

A Liga Nacional masculina de handebol acabou sem campeão em 2020. A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) organizou uma bolha, em Arujá, na região metropolitana de São Paulo, para fazer um torneio com uma semana de duração entre os melhores times do país. As equipes jogaram desde o último dia 13, mas um surto de coronavírus nos últimos dias obrigou a organização a cancelar a final, que seria no último domingo entre Pinheiros e Taubaté.

Felipe Bardi volta a brilhar nos 100m rasos

Foi realizado, no último fim de semana, o Campeonato Brasileiro sub-23 de atletismo. O destaque ficou por conta de Felipe Bardi, que vem se destacando como um dos principais velocistas do país. Na competição, ele venceu os 100m rasos com 10s12, recorde do campeonato e uma das melhores marcas de sua carreira. No feminino, Ana Carolina Azevedo, com 11s33, também bateu o recorde do torneio.

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias