Diário de São Paulo
Siga-nos

Bolsonaro se reúne para decidir futuro ministro da Justiça; veja cotados

O presidente Jair Bolsonaro se reúne na manhã deste sábado, 25, com a cúpula de ministros mais próximos em encontro no Palácio da Alvorada para definir quem

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 25/04/2020, às 00h00 - Atualizado às 15h55


Mais cotado para o cargo, Jorge Oliveira, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, pode sair do páreo pela proximidade com Presidente

O presidente Jair Bolsonaro se reúne na manhã deste sábado, 25, com a cúpula de ministros mais próximos em encontro no Palácio da Alvorada para definir quem será o novo ministro da Justiça , substituto de Sergio Moro.

Leia também: Moro pede demissão e diz que indicações políticas não são aceitáveis

Entre os nomes cotados está o do desembargador aposentado de São Paulo Ivan Sartori ; o do desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores ; ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e advogado-geral da União, André Mendonça ; e também o do ministro da Secretaria Geral da Presidência e subchefe para Assuntos Jurídicos, Jorge Oliveira .

Enquanto o nome da Justiça segue indefinido, Bolsonaro já avisou a aliados estar decidido indicar Alexandre Ramagem para comandar a diretoria-geral da Polícia Federal .

Um dos principais conselheiros do presidente, Oliveira é ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência e participa da reunião desta manhã no Alvorada. Ele era o mais cotado para assumir a Justiça pela experiência em direito e também em segurança pública.

Leia também: Partidos de esquerda e direita atacam Bolsonaro após demissão de Moro

Ele é major da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal. Porém, desde as acusações de Moro sobre eventuais interferências do presidente nas investigações da Polícia Federal, Jorge tem argumentado que a melhor alternativa do governo é fazer uma indicação “técnica” para a Justiça.

Segundo interlocutores, Jorge pondera que a nomeação dele pode dar a interpretação de que Bolsonaro vai “influenciar na PF”, pelo fato de ele ser muito próximo ao presidente e de seus filhos.

Leia também: De FHC a Doria: veja repercussão da demissão de Moro na web

Considerado de perfil bolsonarista, Ivan Sartori se aposentou em 2019. Ele presidiu o Tribunal de Justiça de São Paulo e foi relator do processo dos policiais militares envolvidos no massacre do Carandiru, que resultou na morte de 111 detentos em 1992. Sartori votou pela absolvição dos policiais envolvidos sob a alegação de que os policiais agiram em legítima defesa.

Bolsonaro compactua do pensamento de Sartori em relação aos policiais. Em agosto do ano passado, em conversa com jornalistas, o presidente afirmou que daria indulto para os policiais que participaram do massacre. No final do ano, incluiu no decreto do indulto de Natal o perdão da pena de policiais presos por crimes cometidos durante o serviço.

Outro nome que também tem sido defendido pelos ministros aliados de Bolsonaro é o do desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores, ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Segundo a colunista Bela Megale, Thompson aparece como “uma boa solução”, já que também atuou na Lava-Jato. Foi ele quem manteve o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva preso numa batalha de despachos entre desembargadores do TRF-4 a favor e contra a soltura de Lula. Na ocasião, ele atendeu um pedido do próprio Moro, então juiz da Lava-Jato em Curitiba.

Aliados de presidente afirmam, porém, que Bolsonaro ainda defende indicar um nome de confiança. Com isso, André Mendonça continua no páreo. Discreto e fiel ao presidente, Mendonça tem bagagem jurídica, mas não domina a área de segurança pública. Por isso, não está descartada a hipótese de se dividir a pasta novamente, a exemplo do que ocorreu no governo de Michel Temer em que os Ministérios da Justiça e da Segurança Pública trabalhavam separados, porém funcionavam no mesmo prédio.

Amigo próximo de Bolsonaro, Alberto Fraga sempre sonhou em comandar a Segurança Pública ou a articulação política do governo, mas antes havia um impedimento. Ele tinha uma condenação no Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Em fevereiro, porém, Fraga foi absolvido da condenação e está livre para assumir um cargo no governo. A pedido do próprio presidente, Fraga submergiu nos últimos dias e tem evitado declarações a jornalistas.

Para o comando da Polícia Federal, o nome já definido é de Alexandre Ramagem, diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Segundo aliados do presidente, Ramagem será indicado independentemente de quem assumir o ministério porque o presidente faria questão do nome dele. Ramagem tem a confiança do presidente e bom trânsito com seus filhos.

Segundo fontes, ele é próximo inclusive de aliados do chamado gabinete do ódio. Ele foi chefe da equipe de segurança de Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018, que recebeu elogios do presidente no pronunciamento desta sexta-feira.

IG

Compartilhe  

últimas notícias