Diário de São Paulo
Siga-nos

Bolsonaro prorroga alíquota zero de IOF sobre crédito

O presidente Jair Bolsonaro prorrogou a alíquota zero para o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas operações de crédito. A decisão está em decreto

Bolsonaro prorroga alíquota zero de IOF sobre crédito
Bolsonaro prorroga alíquota zero de IOF sobre crédito

Redação Publicado em 03/10/2020, às 00h00 - Atualizado às 08h05


A medida valerá até 31 de dezembro

O presidente Jair Bolsonaro prorrogou a alíquota zero para o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas operações de crédito. A decisão está em decreto publicado em edição extra do Diário Oficial da União de hoje (2).Bolsonaro prorroga alíquota zero de IOF sobre créditoBolsonaro prorroga alíquota zero de IOF sobre crédito

Essa é a segunda vez que o governo prorroga a isenção como medida de combate à crise gerada pela pandemia de covid-19. Em julho, o governo estendeu a prorrogação por 90 dias. O prazo acabaria hoje. Com a nova prorrogação, a medida vale até 31 de dezembro.

A alíquota zero de IOF foi anunciada, pela primeira vez, em abril para aliviar o crédito a pessoas físicas e empresas afetadas pela pandemia do novo coronavírus.

Tradicionalmente, o IOF cobra alíquota de 3% sobre o valor total da operação de crédito, independentemente do prazo, mais 0,38% ao ano.

Dessa forma, a alíquota máxima pode chegar a 3,38%, diminuindo caso a operação tenha prazo inferior a um ano.
.

.

.

Agência Brasil

Compartilhe  

últimas notícias