Diário de São Paulo
Siga-nos

Bolsonaro pode viajar para a Assembleia da ONU em Nova York sem se vacinar contra Covid? Entenda

O presidente Jair Bolsonaro deve viajar a Nova York nos próximos dias para participar da Assembleia Geral da ONU. Como todo ano, ele fará o discurso

Bolsonaro pode viajar para a Assembleia da ONU em Nova York sem se vacinar contra Covid? Entenda
Bolsonaro pode viajar para a Assembleia da ONU em Nova York sem se vacinar contra Covid? Entenda

Redação Publicado em 18/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h33


Oficialmente, o presidente segue sem estar vacinado. No entanto, não deverá ter problema para participar da reunião anual de líderes na sede das Nações Unidas.

O presidente Jair Bolsonaro deve viajar a Nova York nos próximos dias para participar da Assembleia Geral da ONU. Como todo ano, ele fará o discurso representando o Brasil.

A informação oficial é que ele não está vacinado contra a Covid-19. Neste caso, como vai ser a circulação do presidente em Nova York e na ONU?

Existia uma dúvida sobre se a ONU exigiria a vacinação de chefes de Estado. Aconteceu também uma pressão da prefeitura de Nova York para que isso fosse exigido, mas o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres acabou confirmando que não haverá essa condição para participação.

A entidade vai oferecer vacinas para chefes de estado e delegações que quiserem se vacinar, mas acontece que a ONU é como se fosse um território internacional: não está sujeita às regras de nenhum país específico, portanto não tem o poder de barrar a entrada de chefes de Estado que não estejam imunizados.

Assim, Bolsonaro não vai ter problemas em fazer o discurso conforme planejado. Já a circulação na cidade de Nova York pode ficar mais complicada.

Na maior cidade americana praticamente não se consegue fazer nada sem o comprovante de vacinação. Não é possível, por exemplo, ir a um restaurante e sentar na parte interna sem apresentá-lo.

O mesmo vale para instituições culturais. Em algumas delas você pode apresentar teste negativo, mas em muitos lugares é pedido o cartão de vacinação.

Bolsonaro terá que seguir as regras de Nova York e usar máscara em todos os lugares fechados.

Em relação à quarentena antes de ingressar nos EUA, é sabido que pessoas vindas do Brasil para precisam passar duas semanas em um país neutro antes de poderem pisar em solo americano. Porém, isto não se aplica a chefes de Estado, apenas a cidadãos comuns. Assim, o presidente Bolsonaro poderá voar direto do Brasil a Nova York.

.
.
.
G1
Compartilhe  

últimas notícias