Diário de São Paulo
Siga-nos

Bolsonaro participa de cúpula organizada por Biden e diz ter compromisso com a democracia

O presidente Jair Bolsonaro afirmou em vídeo exibido nesta sexta-feira (10) na Cúpula pela Democracia que o governo brasileiro tem compromisso com a

Bolsonaro participa de cúpula organizada por Biden e diz ter compromisso com a democracia
Bolsonaro participa de cúpula organizada por Biden e diz ter compromisso com a democracia

Redação Publicado em 10/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h12


O presidente Jair Bolsonaro afirmou em vídeo exibido nesta sexta-feira (10) na Cúpula pela Democracia que o governo brasileiro tem compromisso com a democracia e com os direitos humanos.

A cúpula foi organizada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e reuniu líderes de cerca de 100 países de forma virtual em razão da pandemia.

“Esta é uma oportunidade para renovar, no mais alto nível, nosso compromisso comum com a defesa da democracia, o combate à corrupção e a proteção dos direitos humanos e das liberdades fundamentais”, afirmou Bolsonaro no vídeo.

Ainda no discurso, o presidente disse que o governo trabalha com “determinação” para “forjar uma cultura de diálogo, liberdade e inclusão social”.

“Estamos empenhados em assegurar as liberdades de pensamento, associação e expressão, inclusive na internet, algo essencial para o bom funcionamento de uma democracia saudável”, acrescentou.

Nesta quinta, no discurso de abertura da cúpula, Joe Biden defendeu a participação de mulheres na política e a liberdade de imprensa.

“Todas as vozes precisam ser ouvidas”, afirmou. “[O governo americano] quer melhorar a presença das mulheres e meninas na política, também empoderar a comunidade LGBTQIA+”, completou.

7 de Setembro

Embora tenha feito uma defesa da democracia na cúpula, há três meses, no feriado de 7 de Setembro deste ano, Dia da Independência, Bolsonaro participou de um ato pró-governo em Brasília no qual fez ameaças golpistas ao Supremo Tribunal Federal (STF) — relembre no vídeo acima.

Na ocasião, disse que “uma pessoa específica da região dos três poderes” está “barbarizando” a população e fazendo “prisões políticas”, que, segundo afirmou, não se pode mais aceitar.

“Não podemos continuar aceitando que uma pessoa específica da região dos três poderes continue barbarizando a nossa população. Não podemos aceitar mais prisões políticas no nosso Brasil. Ou o chefe desse poder enquadra o seu ou esse poder pode sofrer aquilo que nós não queremos”, disse o presidente aos apoiadores.

.
.
.
G1
Compartilhe  

últimas notícias