Diário de São Paulo
Siga-nos

Bolsonaro diz que falhas no Enem serão apuradas e cogita sabotagem

Jair Bolsonaro garantiu nesta terça-feira que as causas das falhas no Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) serão apuradas pelo governo federal. Ainda sem

Bolsonaro diz que falhas no Enem serão apuradas e cogita sabotagem
Bolsonaro diz que falhas no Enem serão apuradas e cogita sabotagem

Redação Publicado em 28/01/2020, às 00h00 - Atualizado às 11h24


Presidente também afirmou que, por enquanto, manterá Abraham Weintraub como ministro da Educação

Jair Bolsonaro garantiu nesta terça-feira que as causas das falhas no Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) serão apuradas pelo governo federal. Ainda sem justificativas concretas para explicar os erros que prejudicaram milhares de participantes, o presidente levantou a possibilidade de ter ocorrido uma sabotagem.

“Se realmente foi uma falha nossa, se tem uma falha humana, sabotagem… seja lá o que for. Temos que chegar no final de linha e apurar isso aí”, disse Bolsonaro . “Não quer dizer que é isso nem que a gente vai querer se eximir talvez de uma responsabilidade que seja nossa. Não sou dessa linha não”, ponderou sobre a hipótese de o exame ter sido sabotado.

A situação colocou muita pressão sob o ministro da Educação , Abraham Weintraub , durante os últimos dias, mas o presidente não tem planos de exonerá-lo do cargo, ao menos por enquanto. “Sempre eu falo ‘por enquanto’ para todo mundo. O único que não é por enquanto é o Mourão vice-presidente. O resto é tudo por enquanto”, explicou.

Falhas

Ministério da Educação (MEC) anunciou na semana passada que encontrou erros na correção de 5.974 mil provas, do total de 3,9 milhões de participantes do Enem . Sem apresentar documentos ou qualquer tipo estudo técnico, Abraham Weintraub garantiu que, após a divulgação das falhas, todas as notas foram devidamente corrigidas, e divulgou a abertura das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) .

Apesar da informação oficial de que erros foram cometidos em 5,9 mil provas, o MEC recebeu mais de 175 mil pedidos de reavaliação da nota. Na noite da última segunda-feira (27), o Ministério informou que vai suspender a abertura par inscrições do Programa Universidade Para Todos (ProUni) por tempo indeterminado, até porque a divulgação do Sisu foi suspensa pela Justiça Federal.

iG

Compartilhe  

últimas notícias