Diário de São Paulo
Siga-nos

Bolsonaro defende Centrão e diz que “negócio de satanizar partidos não existe”

O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta quinta-feira, uma defesa dos partidos do "centrão" do Congresso e rechaçou o que chamou de "satanização" das legendas,

Bolsonaro defende Centrão e diz que “negócio de satanizar partidos não existe”
Bolsonaro defende Centrão e diz que “negócio de satanizar partidos não existe”

Redação Publicado em 11/12/2020, às 00h00 - Atualizado às 09h23


Presidente lembrou que já integrou diversos legendas e defendeu ‘harmonia’ com o Parlamento

O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta quinta-feira, uma defesa dos partidos do “centrão” do Congresso e rechaçou o que chamou de “satanização” das legendas, ao comentar a troca que promoveu no comando do Ministério do Turismo, na véspera. Acompanhado do novo titular da pasta, Gilson Machado , Bolsonaro negou que a demissão de Marcelo Álvaro Antônio já estivesse decidida anteriormente para ceder espaço a um parlamentar. O presidente, que está sem partido desde que saiu do PSL no ano passado, lembrou que já integrou diversas siglas e afirmou que precisa dialogar com o Parlamento. As declarações foram feitas durante transmissão ao vivo pela internet.

Bolsonaro abordou o tema depois de apontar que a troca do ministro do Turismo saiu na capa de muitos jornais nesta quinta. Ele disse que  Marcelo Álvaro Antônio “estava fazendo um bom trabalho, ninguém nega isso daí, mas teve um problema”.

“Houve excesso, mas tá resolvido, mas infelizmente nós aí exoneramos o ministro Marcelo Álvaro Antônio . Tá certo? Ele continua amigo nosso, o que nós pudermos ajudá-lo, nós ajudaremos. Obviamente essa ajuda tem uma contrapartida de ele nos ajudar também em cima dos conhecimentos que ele tem”, comentou o presidente, sem citar explicitamente o motivo da demissão: a mensagem enviada por Álvaro Antônio com críticas à articulação política do ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo.

Em seguida, ele afirmou que ao contrário da versão que foi noticiada — que a demissão já estava decidida porque ele daria esse ministério para um parlamentar e colocaria Gilson Machado  interinamente no posto — o novo ministro foi nomeado como efetivo, e ele já assinou seu termo de posse: “Não teve nada de negociação, não estava previsto também…”.

O presidente então refutou a análise de que a demissão expôs uma ofensiva do governo na Câmara e que ele “estaria trocando, entregando ministério para alguém de um partido qualquer, em troca de apoio na Câmara”.

“Eu quero deixar bem claro, pessoal, quando o pessoal fala em ” centrão “, eu já integrei, vamos lá, Partido Progressista (PP), PTB, PFL, atualmente, DEM e PSC. E fui também de outros partidos extintos, que se extinguiram por fusões: o PPB e PPR”, afirmou.

Ele argumentou que os partidos podem ter influência sobre os políticos, mas eles são independentes. E declarou: “então essa negócio de ficar aí cada vez mais satanizando partidos não existe”.

Governabilidade

Bolsonaro rebateu ainda críticas que recebe por ter procurado “deputado de tal partido pra negociar aprovação de uma PEC”: “é só você me dizer o nome de 308 que eu tenho que procurar, tirando os partidos que você acha que não têm que ser procurados, não dá 308. Eu tenho que conversar com o Parlamento. E nunca estivemos tão bem com a Câmara e com o Senado. Somos independentes. Agora estamos cada vez mais harmônicos. E isso incomoda as pessoas”.

O presidente reclamou que, quando não conversava com parlamentares, “lá atrás”, era acusado de ser truculento, não dialogar e não ter governabilidade. E que, quando começou a “conversar com o pessoal, que foi no começo desse ano”, foi criticado pela imprensa aqui.

“Olha, o que eu tenho que aprovar não é pra mim, é para o Brasil. E, cada vez mais, mais parlamentares estão se aproximando. Estamos conversando e dialogando com quase todos os partidos. Alguns partidos é difícil negociar. Vou negociar, por exemplo, armamento com o PT? Costumes com o PSOL? Não tem condições. Livre mercado com o PCdoB? Não tem cabimento”, finalizou Bolsonaro .

.

.

.

Agência O Globo

Compartilhe  

últimas notícias