Diário de São Paulo
Siga-nos

Bolsonaro continua evoluindo satisfatoriamente e vai receber dieta cremosa neste sábado, diz boletim médico

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vai passar a receber neste sábado (17) uma dieta cremosa e seu quadro clínico continua evoluindo satisfatoriamente,

BOLSONARO
BOLSONARO

Redação Publicado em 17/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 17h50


De acordo com equipe médica, presidente apresentou melhora clínica e laboratorial após quadro de obstrução intestinal. Alta está prevista para este domingo (18).

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vai passar a receber neste sábado (17) uma dieta cremosa e seu quadro clínico continua evoluindo satisfatoriamente, segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Vila Nova Star, na Zona Sul de São Paulo.

“O Hospital Vila Nova Star informa que o Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, continua evoluindo satisfatoriamente, apresentando melhora clínica e laboratorial. Durante o dia de hoje, será oferecida dieta cremosa não fermentativa. Se continuar havendo boa aceitação, a equipe médica assistente decidirá pela alta nos próximos dias.”

A dieta cremosa oferecida ao presidente vai ser não fermentativa para não provocar gases. Em entrevista, o médico responsável pela saúde de Bolsonaro, o cirurgião Antônio Macedo, informou que a alta está prevista para esta domingo (18).

VÍDEO: Bolsonaro segue evoluindo satisfatoriamente e deve receber dieta cremosa, diz boletim médico

Bolsonaro segue evoluindo satisfatoriamente e deve receber dieta cremosa, diz boletim médico

Nesta manhã, Bolsonaro postou em suas redes sociais uma foto em que estava se alimentando. Bolsonaro está internado no hospital desde a noite de quarta-feira (14) após ser transferido de Brasília e diagnosticado com obstrução intestinal.

O presidente tinha sido internado no Hospital das Forças Armadas na madrugada de quarta com dores abdominais e um quadro de soluço persistente. Macedo, médico que o acompanha desde a facada de 2018, foi até Brasília e decidiu trazer Bolsonaro para a cidade de São Paulo para investigar os motivos do soluço persistente.

O presidente Jair Bolsonaro despacha do quarto do hospital em São Paulo — Foto: Reprodução/Redes sociais

O presidente Jair Bolsonaro despacha do quarto do hospital em São Paulo — Foto: Reprodução/Redes sociais

A possibilidade de uma cirurgia de emergência chegou a ser cogitada, mas foi descartada após o presidente responder bem aos medicamentos que recebeu.

Nesta sexta (16), a equipe médica introduziu a dieta líquida no presidente depois de novos exames mostrarem a evolução do seu quadro de saúde. Ele chegou a usar uma sonda nasogástrica para se alimentar nos primeiros dias de internação.

VÍDEO: Bolsonaro relata soluço persistente durante transmissão ao vivo

VÍDEO: Bolsonaro relata soluço persistente durante transmissão ao vivo

Entenda o tratamento

Obstrução intestinal: entenda o quadro de saúde de Jair Bolsonaro

Obstrução intestinal: entenda o quadro de saúde de Jair Bolsonaro

Após a realização de exames clínicos, laboratoriais e de imagem na noite de quarta (14), a equipe médica que cuida do presidente, coordenada por Macedo, definiu que ele receberá um “tratamento clínico conservador”, descartando a necessidade de uma cirurgia de emergência inicial.

“O Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, foi transferido na noite desta quarta-feira para o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após passar por uma avaliação no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, e ser diagnosticado com um quadro de suboclusão intestinal. Após avaliações clínica, laboratoriais e de imagem realizadas, o Presidente permanecerá internado inicialmente em tratamento clínico conservador”, disse a nota divulgada pelo hospital ainda na quarta (14).

Presidente Jair Bolsonaro publica foto fazendo exames em Brasília nesta quarta-feira (14). — Foto: Reprodução/Instagram

Presidente Jair Bolsonaro publica foto fazendo exames em Brasília nesta quarta-feira (14). — Foto: Reprodução/Instagram

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), outro filho do presidente, disse na quinta-feira (15) que o pai, antes de ser transferido para São Paulo, retirou um litro de líquido que estava acumulado no estômago por causa da obstrução intestinal.

“O presidente sentia muita dor por causa disso e de madrugada ele foi pro hospital e foi retirado cerca de um litro de líquido do seu estômago, aliviou a dor. Ele ontem tava reclamando de dor, mas dores leves e, com esse quadro, há uma possibilidade de cirurgia. Mas também há uma esperança que essa dobra se desfaça naturalmente”, contou o deputado em vídeo publicado em uma rede social (veja abaixo).

Eduardo Bolsonaro diz que presidente teve 1 litro de líquido retirado do estômago

Eduardo Bolsonaro diz que presidente teve 1 litro de líquido retirado do estômago

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias