Diário de São Paulo
Siga-nos

Bolsonaro comenta mudanças na divulgação dos números da Covid-19

O presidente Jair Bolsonaro comentou, na manhã deste sábado (6), as mudanças na divulgação de dados da Covid-19 , no país. " Para evitar subnotificação e

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 06/06/2020, às 00h00 - Atualizado às 15h20


Segundo o presidente, ‘rotinas e fluxos estão sendo adequados para garantir a melhor extração dos dados diários’

O presidente Jair Bolsonaro comentou, na manhã deste sábado (6), as mudanças na divulgação de dados da Covid-19 , no país. ” Para evitar subnotificação e inconsistências, o Ministério da Saúde optou pela divulgação às 22h, o que permite passar por esse processo completo. A divulgação entre 17h e 19h, ainda havia risco subnotificação. Os fluxos estão sendo padronizados e adequados para a melhor precisão”, escreveu ele no Twitter, citando nota do Ministério da Saúde.

Enquanto a pandemia avança no Brasil , com recordes em número de casos e mortes registradas diariamente, o Ministério da Saúde vem atrasando a divulgação dos dados, que só saíram depois de 21h30, desde quarta-feira, após os principais telejornais do país finalizarem suas edições. A disponibilização dessas informações já havia sido transferida das 17h para as 19h, anteriormente.

O presidente também disse que “a divulgação dos dados de 24 horas permite acompanhar a realidade do país neste momento e definir estratégias adequadas para o atendimento a população. A curva de casos mostram as situações como as cenários mais críticos, as reversões de quadros e a necessidade para preparação”.

Em seguida, continuou: “Ao acumular dados, além de não indicar que a maior parcela já não está com a doença, não retratam o momento do país. Outras ações estão em curso para melhorar a notificação dos casos e confirmação diagnóstica.”

Ainda, segundo ele, “as rotinas e fluxos estão sendo adequados para garantir a melhor extração dos dados diários, o que implica em aguardar os relatórios estaduais e checagem de dados”.

A TV Globo anunciou, no Jornal Nacional de sexta-feira (5), que divulgará os números de casos e mortes causadas pela Covid-19 assim que o Ministério da Súde publicar os dados. O Governo Federal tem feito o anúncio, nos últimos três dias, por volta das 22h. A planilha na qual consta o dado, segundo o próprio documento, é atualizada até às 19h.

IG

Compartilhe  

últimas notícias