Diário de São Paulo
Siga-nos

Bolsonaro cita poder de veto após Regina falar sobre “carta branca” na Cultura

O presidente Jair Bolsonaro pontuou que possui o poder de veto durante o evento em que a nova ministra da Cultura, Regina Durante, assumiu a pasta e reforçou

Bolsonaro cita poder de veto após Regina falar sobre “carta branca” na Cultura
Bolsonaro cita poder de veto após Regina falar sobre “carta branca” na Cultura

Redação Publicado em 04/03/2020, às 00h00 - Atualizado às 17h10


Com um discurso pacifista, a nova gestora da cultura nacional disse que tem como intuito dialogar com o setor cultural, estados e municípios, além do Parlamento e órgãos de controle

O presidente Jair Bolsonaro pontuou que possui o poder de veto durante o evento em que a nova ministra da Cultura, Regina Durante, assumiu a pasta e reforçou que pretende usar a “carta branca” prometida. Com um discurso pacifista, a nova gestora da cultura nacional disse que tem como intuito dialogar com o setor cultural, estados e municípios, além do Parlamento e órgãos de controle.

“Então, o convite que me trouxe até aqui falava em porteira fechada, carta branca. Não vou esquecer não, hein?”, disse Regina . No entanto, Bolsonaro disse que apesar da concessão, em alguns momentos ele exerce o poder de autorizar ou não alguns nomes. “Eu já fiz em todos os ministérios. Até porque, para proteger a autoridade. Isso não é perseguir”, disse.

A advertência dada por Bolsonaro à Regina foi contornado com a fala do presidente sobre manter uma amizade com a atriz que valoriza a cultura nacional. “Eu confesso que é um momento muito difícil, porque o que muitos têm na cabeça é que sou uma pessoa que está longe de amar a cultura”.

Na visão de Bolsonaro , em governos anteriores, a cultura não atendia os anseios da população e era explorada sob motivações políticas. “Nós achamos uma pessoa certa que agora pode valorizar, por exemplo, a Lei Rouanet, que foi mal utilizada no passado”, disse o presidente.

Ao ingressar na sala de cerimônia, a atriz gesticulou como quem aguardava aplausos e fez um discurso de 15 minutos sobre o papel da diversidade da cultura brasileira. A nova ministra também defendeu valores familiares.

iG

Compartilhe  

últimas notícias