Diário de São Paulo
Siga-nos

Bolsonaro cita discurso de diretor da OMS mas esquece da assistência às pessoas que ficaram sem renda

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (31) que o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) teria dito que os informais têm que trabalhar,

Bolsonaro cita discurso de diretor da OMS mas esquece da assistência às pessoas que ficaram sem renda
Bolsonaro cita discurso de diretor da OMS mas esquece da assistência às pessoas que ficaram sem renda

Redação Publicado em 31/03/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h11


O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (31) que o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) teria dito que os informais têm que trabalhar, usando um trecho de pronunciamento do diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom.

Bolsonaro omitiu no entanto, o trecho em que o diretor da entidade explica que é preciso que os governos garantam uma assistência às pessoas que ficaram sem renda durante o isolamento recomendado pela própria OMS durante a quarentena.

Nesta manhã, Bolsonaro citou trecho do pronunciamento feito na segunda pelo diretor geral da OMS, Tedros Adhanom, alegando que a OMS havia recomendado que “os informais têm que trabalhar”.

O presidente usou um trecho da fala de Tedros, em que ele fez a seguinte afirmação:

“Sou da África e sei que muita gente precisa trabalhar cada dia para ganhar o seu pão. E governos devem levar essa população em conta. Se estamos limitando os movimentos, o que vai acontecer com essas pessoas que precisam trabalhar diariamente? Cada país deve responder a essa questão… Precisamos também ver o que isso significa para o indivíduo na rua. Venho de uma família pobre e sei o que significa sempre preocupar-se com o pão de cada dia. E isso precisa ser levado em conta. Porque cada indivíduo importa. E temos que levar em conta como cada indivíduo é afetado por nossas ações. É isso que estamos dizendo.”

A recomendação vem sendo seguida por líderes da maioria dos países do mundo, que têm aprovado medidas de ajuda financeira à população mais vulnerável. Em nenhum momento, a OMS recomendou o relaxamento das medidas de isolamento, como disse o presidente brasileiro.

Tedros, em pronunciamento, disse que “os governos tem que garantir o bem estar das pessoas que estão perdendo renda e precisam desesperadamente de comida, saneamento e outros serviços essenciais”.

A recomendação da OMS, para proteger os vulneráveis durante a pandemia, já foi acolhida pelo congresso nacional e pelo governo, com a aprovação de medidas de ajuda financeira aos trabalhadores informais, como a garantia de renda de r$ 1.200 por família, que só dependem agora de sanção do governo federal

Com informações do G1

Compartilhe  

últimas notícias