Diário de São Paulo
Siga-nos

Biden apoia as Olimpíadas de Tóquio em visita de Suga à Casa Branca

Primeiro chefe de Estado a visitar a Casa Branca sob o governo de Joe Biden, o primeiro-ministro do Japão, Yoshihida Suga, disse que seu país está fazendo "o

Olimpíadas
Olimpíadas

Redação Publicado em 17/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h58


Primeiro-ministro japonês disse que país está fazendo “o máximo” para se preparar para os Jogos em meio a especulações de cancelamento. Thomas Bach fará visita ao Japão em maio

Primeiro chefe de Estado a visitar a Casa Branca sob o governo de Joe Biden, o primeiro-ministro do Japão, Yoshihida Suga, disse que seu país está fazendo “o máximo” para se preparar para as Olimpíadas de Tóquio em meio a especulações de que o evento pode não acontecer por causa de um aumento nos casos de COVID-19 em todo o mundo.

– O Comitê Organizador está fazendo todo o possível para conter a infecção e realizar Jogos seguros e protegidos de perspectivas científicas e objetivas. Expressei minha determinação em realizar as Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio como um símbolo de unidade global neste verão, e o presidente Biden mais uma vez expressou seu apoio – disse Suga em entrevista coletiva.

+Apesar da quarta onda da Covid-19, presidente de Tóquio 2021 volta a garantir as Olimpíadas
+Leia mais sobre as Olimpíadas

Em comunicado oficial após o encontro na Casa Branca nesta sexta-feira, em Washington, o novo presidente americano disse apoiar os esforços do primeiro-ministro para realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos seguros e protegidos.

– Ambos os líderes expressaram seu orgulho pelos atletas norte-americanos e japoneses que treinaram para esses Jogos e estarão competindo nas melhores tradições do espírito olímpico – acrescentou o comunicado.

Primeiro-ministro do Japão Yoshihida Suga e presidente dos EUA Joe Biden em reunião em Washington — Foto: Doug Mills-Pool/Getty Images

Primeiro-ministro do Japão Yoshihida Suga e presidente dos EUA Joe Biden em reunião em Washington — Foto: Doug Mills-Pool/Getty Images

Ainda não está claro se o próprio Biden participará dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, já que a Casa Branca se recusou a confirmar os planos do presidente dos EUA para os Jogos.

Visita do Presidente do COI

De acordo com a agência Kyodo News neste sábado, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, visitará o Japão em maio. Bach participará de uma cerimônia de revezamento da tocha na cidade de Hiroshima em 17 de maio e se encontrará com o primeiro-ministro Yoshihide Suga no dia seguinte.

Espera-se que Bach apoie o compromisso do Japão de sediar com segurança os Jogos de Verão, informou a Kyodo.

– Estamos cientes da intenção do presidente Bach de vir ao Japão e receberíamos bem essa visita. No entanto, nada de concreto foi decidido – disse o comitê organizador das Olimpíadas de Tóquio em um comunicado.

Thomas Bach no 137º Congresso do Comitê Olímpico Internacional — Foto: Divulgação / IOC Media

Thomas Bach no 137º Congresso do Comitê Olímpico Internacional — Foto: Divulgação / IOC Media

Os casos de Covid-19 têm aumentado em Tóquio e em todo o Japão após o levantamento do estado de emergência. Dez prefeituras japonesas, incluindo a cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, foram colocadas sob medidas mais rígidas para conter o aumento de infecções.

O aumento de casos também ocorre em meio a uma lenta distribuição de vacinas COVID-19 no Japão até o momento, com as últimas estimativas sugerindo que apenas um por cento da população recebeu dose da vacina.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 estão agendados para 23 de julho a 8 de agosto, com os Jogos Paralímpicos marcados para acontecer entre 24 de agosto e 5 de setembro.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias