Diário de São Paulo
Siga-nos

Bastidores – Jair Viana

CAMPANHA

Bastidores – Jair Viana
Bastidores – Jair Viana

Redação Publicado em 27/08/2018, às 00h00 - Atualizado às 15h03


CAMPANHA

Bolsonaro passou ontem por Rio Preto e reuniu público razoável à sua volta. Insistindo no discurso popular de combate ao crime e disseminando ideias “revolucionárias”, o chamado Mito, conseguiu aglutinar alguns apoios. Desfilou em um trio elétrico, passando por diversos pontos.

INVASÃO

Candidatos a deputado estadual e federal “invadem” a cidade. Andando pelo Centro da cidade é possível trombar com vários candidatos que tentam convencer o eleitorado de que eles são a solução para todas as causas. Vendem esperança de novos dias.

O NOVO

Para os que tentam uma vaga na Câmara dos deputados, as previsões não são animadoras. Os novatos tentam imprimir a ideia de renovação. O discurso recorrente é do novo. “Chega dos mesmo”, repetem, lembrando Francisco Rossi em 2002. A coisa não será fácil.

RENOVAÇÃO

Se o Diap – Departamento Intersindical de Acompanhamento Parlamentar estiver certo em suas projeções, o índice de renovação no Congresso Nacional vai ficar abaixo da media de 49% registrado nas últimas cinco eleições.

REELEIÇÃO

Pelo menos 70 parlamentares investigados, citados ou envolvidos de qualquer forma com a Lava Jato anunciaram que vão disputar a reeleição. Isto significa que as chances de um novato ocupar a vaga de um parlamentar que disputa a reeleição é muito pequena.

ESTRUTURA

Um dos fatores que beneficia quem disputa a reeleição é a estrutura. O deputado conta com todo o aparato do gabinete, inclusive uma generosa verba, material, funcionários e assessores espalhados pela base eleitoral, que dão a ele o suporte necessário para uma campanha. E, com toda essa mamata, o parlamentar e bancado com dinheiro público.

MENOS DESIGUAL

Para acabar ou reduzir a desigualdade na disputa pelo voto, o ideal seria acabar com a reeleição ou estabelecer a obrigatoriedade de afastamento do parlamentar, com prejuízo dos vencimentos e verba de gabinete, que ficaria sem a estrutura da Câmara.

Compartilhe  

últimas notícias