Diário de São Paulo
Siga-nos

Bastidores

RUSGAS I

Bastidores
Bastidores

Redação Publicado em 28/02/2017, às 00h00 - Atualizado às 19h33


Saiba tudo o que acontece nos bastidores da Política

RUSGAS I

O atual prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (PMDB) e o ex-prefeito, pré-candidato a deputado federal, Valdomiro Lopes (PSB) estão em guerra midiática. Edinho tem suspendido obras iniciadas por Lopes. A atitude causou revolta.

RUSGAS II

Sobre a obra do novo Terminal Urbano, chamada de Central Park, Edinho teceu críticas sobre o local escolhido; a antiga Praça Cívica. Valdomiro já rebateu, alegando as facilidades e adequação ao projeto de mobilidade urbana. A obra já entrou num ritmo mais lento.

RUSGAS III

Valdomiro, publicamente, reprovou as críticas de Edinho, insinuando falta de ética. Elogiou suas obras e disse que não há motivos para suspender obras e muito menos criticar sua gestão. Os dois sempre tiveram um tratamento diplomático, mas os interesses políticos acederam o caldo.
CORREDORES

A mágoa de Valdomiro reside exatamente na suspensão da obra dos corredores de ônibus. Fruto de um projeto inadequado e cheio de falhas técnicas, a obra, em sua fase experimental já causou até acidente. O projeto prevê nove corredores ao custo de R$ 53 milhões.

ERRO GROTESCO

Para o Coordenador de Mobilidade e Acessibilidade, Amauri Hernandes, o corredor de ônibus do lado direito das avenidas, é são várias, foi um erro grotesco do projeto. Ele explica, que os corredores devem ser centrais ou do lado esquerdo. Tudo foi suspenso.

COMISSÃO

Uma comissão composta só por técnicos, para estudar o projeto e propor as alterações, já está trabalhando. Não previsão de prazo para encerrar os trabalhos. Assim, os trabalhos podem durar até o fim do mandato de Edinho, em 2020.

REVIRAR
O que mais deve provocar urticária em Valdomiro, além de outros, é a ameaça de Edinho Araújo, de fazer uma verdadeira devassa nas duas gestões do ex-prefeito. O alvo principal, segundo um interlocutor do governo, seria a relação de Valdomiro com a Constroeste. A empreiteira tem quase R$ 1 bilhão em contratos com a prefeitura.

“CONSTROESCHET”

Entre vereadores e até mesmo ex-colaboradores dos governos de Valdomiro Lopes, que assistem à troca de farpas entre ele e Edinho, a empreiteira que mais venceu licitações com. Valdomiro, é chamada de “Constroescht”, numa referência à Odebrecht, principal empreiteira investigada na La Jato.
SEM TRÉGUA

A Polícia Federal continua investigando vereadores de Rio Preto, é não há Carnaval que impeça a sequência dos trabalhos. Fonte ligada à PF diz que na noite de sábado, depois de horas de trabalho, os agentes ouviram várias pessoas. Não está descartado o cumprimento de novos mandados de busca e apreensão em gabinetes da Câmara Municipal, que praticamente virou escritório da PF.

POPOULAR

O nome do diretor do Procon, Esio, embora incomum, vem ganhando popularidade. Sem frescuras, Esio tem atendido pessoas no balcão e até nas ruas da cidade. Recentemente, para defender direitos de um cidadão, o chefe do Procon foi até uma loja e fez valer o que manda a lei. Esio, devagar vai conquistando espaço.

Autofagia

Que credibilidade passa ao mercado uma empresa, estatal ou privada, cujo presidente foi alvo da Polícia Federal com busca e apreensão de documentos na própria sede?

Essa é a pergunta lançada por deputados do PMDB ao presidente Michel Temer. Eles cobram a demissão de Márcio Lobão, presidente da BrasilCap, do Banco do Brasil.

O que conota ser uma justificativa para a sociedade é apenas autofagia. A vaga é do PMDB do Senado – seu pai, senador Edison Lobão, o padrinho. Os deputados querem indicar um apadrinhado da bancada para a BrasilCap.

UNE centro-direita
|
O PSDB articula com o Palácio do Planalto tirar a União Nacional dos Estudantes (UNE) das mãos do PT, PCdoB e da União Juventude Socialista.

O cotado para o comando é o presidente da Juventude Nacional do PSDB, Henrique Vale (PR). O projeto é mudar o perfil ideológico dos estudantes a médio prazo.

Inclui o controle dos diretórios acadêmicos das universidades públicas, hoje dominados pela esquerda.

Compartilhe  

últimas notícias