Diário de São Paulo
Siga-nos

Barroso homologa plano do governo para proteger indígenas na pandemia

O ministro Luís Roberto Barroso , do Supremo Tribunal Federal , homologou parcialmente nesta segunda-feira (31), um plano de ação proposto pelo governo

Barroso homologa plano do governo para proteger indígenas na pandemia
Barroso homologa plano do governo para proteger indígenas na pandemia

Redação Publicado em 01/09/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h20


Ministro pediu a inclusão de outros tópicos, mas considerou que eles devem ser feitos com o programa já em vigor, diante da urgência das medidas a serem tomadas

O ministro Luís Roberto Barroso , do Supremo Tribunal Federal , homologou parcialmente nesta segunda-feira (31), um plano de ação proposto pelo governo federal para conter a disseminação da Covid-19 entre povos indígenas isolados e de contato recente. Ele apontou a necessidade de aprimoramento, mas considerou que eles devem ser feitos com o programa já em vigor, diante da urgência das medidas a serem tomadas.

Barroso determinou a implantação imediata das barreiras as terras do Vale do Javari, Yanomami, Uru Eu Waw Waw e Arariboia, em razão da maior vulnerabilidade desses povos e da situação de contágio no entorno. Esses locais devem ser considerados, conforme a decisão, como “prioridade 1”, a ser implementada ainda em setembro.

O ministro também listou terras como “prioridade 2”, para a instalação de barreiras a partir de outubro, e não dezembro, prazo inicialmente fixado pelo governo. Barroso afirmou que, devido à falta de recursos e pessoal enfrentados pela União, o trabalho deve ser feito dentro das possibilidades e com apoio das comunidades.

“Não seria de se esperar que, num quadro assim complexo – no qual se somam desacertos históricos que vêm de muito longe com a crise humanitária da pandemia da Covid-19 – se pudesse, em poucas semanas, ter a solução ideal ou completa. Ainda assim, já se têm avanços relevantes e, apesar das divergências inevitáveis, é preciso louvar o empenho de todos os envolvidos em construir uma solução conjunta. Trata-se de um trabalho ainda em curso, com diversas etapas, que deverá continuar a contar com a boa-fé e a boa-vontade de todas as partes, com diálogo e atitudes positivas, como tem sido até aqui”, escreveu Barroso.

O plano do governo foi apresentado a partir de uma ação proposta pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e seis partidos políticos em que se apontou omissão do governo federal no combate à Covid-19 entre os indígenas. Em julho, Barroso determinou a realização de uma série de medidas, entre elas a apresentação do plano, e estabeleceu que todas as conversas fossem realizadas com a participação das lideranças indígenas.

O ministro também determinou que volte a funcionar de forma constante a Sala de Situação Nacional, que reúne integrantes do governo, representantes dos povos indígenas, a Procuradoria Geral da República (PGR), a Defensoria Pública da União (DPU) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

.
.
.
Agência O Globo
Compartilhe  

últimas notícias