Diário de São Paulo
Siga-nos

Barroso diz que Judiciário não pode ser protagonista contra fake news

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta segunda-feira (27) que é “ilusão” pensar que cabe ao Judiciário o

Barroso diz que Judiciário não pode ser protagonista contra fake news
Barroso diz que Judiciário não pode ser protagonista contra fake news

Redação Publicado em 27/07/2020, às 00h00 - Atualizado às 13h26


Presidente do TSE afirmou que redes sociais são capazes de monitorar comportamentos atípicos e identificar irregularidades.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta segunda-feira (27) que é “ilusão” pensar que cabe ao Judiciário o protagonismo no combate às fake news e cobrou as plataformas e redes sociais.

Barroso participou de uma videoconferência realizada por “O Globo”, em comemoração aos 95 anos da publicação. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também esteve no debate.

Segundo Barroso, seria difícil o Judiciário qualificar o que é ou não uma notícia falsa sem interferir no debate político. Ele ressaltou também que e os ritos da Justiça são incompatíveis com a velocidade com que as informações circulam nas redes sociais.

“Havia uma certa fantasia de que o TSE, o Judiciário ia ser o protagonista do enfrentamento das fake news. É uma ilusão. O Judiciário não tem condições de ser protagonista no enfrentamento das fake news”, disse Barroso.

“O Judiciário não pode ser o protagonista. O protagonista devem ser as próprias mídias sociais, as próprias plataformas”, completou.

Barroso explicou que as plataformas e redes tem condições de moderar não só o conteúdo, mas também comportamentos de usuários, o que na prática permite a derrubada de robôs e a detecção de movimentos orquestrados e impulsionamentos ilegais.

Compartilhe  

últimas notícias