Diário de São Paulo
Siga-nos

Barcelona demitiu Koeman ainda no avião e vai pagar multa de 12 milhões de euros

O cenário estava tão insustentável que o presidente do Barcelona, Joan Laporta, demitiu Ronald Koeman ainda no avião. Ao menos segundo relato de jornais como

Barcelona demitiu Koeman ainda no avião e vai pagar multa de 12 milhões de euros
Barcelona demitiu Koeman ainda no avião e vai pagar multa de 12 milhões de euros

Redação Publicado em 29/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h24


Segundo relato da imprensa espanhola, técnico holandês embarcou em Madri empregado, e desembarcou em Barcelona sem o cargo. Xavi deve ser o substituto

O cenário estava tão insustentável que o presidente do Barcelona, Joan Laporta, demitiu Ronald Koeman ainda no avião. Ao menos segundo relato de jornais como o “Marca” e “Sport”. Tudo se passou no voo de regresso à Catalunha, depois do golpe recebido pelo Rayo Vallecano, na quarta-feira. A última derrota foi a gota d’água, mas o resultado negativo no clássico contra o Real Madrid, no Camp Nou, também pesou.

De acordo com as reportagens, enquanto o holandês permanecia imóvel em seu assento, o presidente ia e voltava pelo corredor da aeronave. Laporta discutia com gerentes e outros membros da delegação catalã, quando, enfim, concordaram que a multa milionária não poderia mais ser impedimento para mantê-lo no comando. Segundo o jornal “El País”, o desligamento custará 12 milhões de euros (cerca de R$ 79 milhões) ao vulnerável cofre do Barça.

Era questão de tempo para ele cair, mas o desdobramento causou espanto na Espanha. Em especial, por ser tratar de um ex-jogador importante do clube. Ronald fez o gol contra a Sampdoria na prorrogação da decisão do primeiro título da Liga dos Campeões da história do clube, em 1992.

Ao receber tal notícia a uma altitude de 10 mil metros, o técnico lamentou que a direção não teve a gentileza de esperar para comunicá-lo em reunião, como de praxe. Quando o avião finalmente pousou, Koeman reuniu todos os jogadores no centro de treinamento para se despedir:

– Foi um tanto surreal a forma como ocorreu esse desligamento, mas é o que é – teria dito Koeman, aos atletas.

Nesta temporada, os espanhóis disputaram 13 jogos, obtiveram cinco derrotas, três empates e cinco triunfos. A equipe está estacionada na nona posição do Campeonato Espanhol e também se complicou na Liga dos Campeões. Como perdeu duas das três partidas disputadas, ocupa a terceira colocação, fora da zona classificatória para as oitavas de final do torneio.

Desde agosto de 2020 à frente do Barça, Koeman teve 37 vitórias, 11 empates e 15 derrotas em 63 jogos no total.

Acostumado a ser treinado por ex-jogadores, Xavi é o mais cotado para assumir o clube catalão, mas Sergi Barjuán, do time B, assume interinamente até que um novo técnico é contratado. A expectativa é que o lendário meia, ainda no comanda do Al-Sadd, seja anunciado. Segundo a imprensa catalã, os dirigentes cataris já teriam concordado com a liberação, mediante negociação da cláusula de saída.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias