Diário de São Paulo
Siga-nos

Banho de assento faz milagre pela sua vagina! Aprenda opções para várias doenças

Existe uma receita caseira ou “receita da vovó” para quase todos os problemas e doenças. Algumas ficam mais na superstição do que na efetividade, mas outras,

Banho de assento faz milagre pela sua vagina! Aprenda opções para várias doenças
Banho de assento faz milagre pela sua vagina! Aprenda opções para várias doenças

Redação Publicado em 11/01/2020, às 00h00 - Atualizado em 12/01/2020, às 10h28


Os banhos ajudam no combate a infecções, herpes e hemorróidas, controla o corrimento e alivia sintomas como a coceira e irritação vaginal

Existe uma receita caseira ou “receita da vovó” para quase todos os problemas e doenças. Algumas ficam mais na superstição do que na efetividade, mas outras, de fato, funcionam, e o banho de assento é uma delas! Esse método é utilizado para tratar principalmente doenças que afetam a região íntima, mais comumente a feminina, e pode ser feito usando diferentes.

Para que serve o banho de assento

banho de assento é quase milagroso para sua vagina : combate infecções, herpes, hemorróidas, controla o  corrimento e alivia sintomas como a coceira e irritação vaginal. Todo esse poder consiste na lavagem externa da vagina com água morna e algumas substâncias que equilibram o pH da região íntima e evitam a proliferação de bactérias e fungos que afetam a área.

Como preparar um banho de assento

Você vai precisar de um recipiente grande o suficiente para que você consiga deixar as nádegas e ancas (seu baixo abdômen) fiquem completamente imersos na água. Sua parte superior do corpo, pernas e pés ficam para fora. Não esqueça de se certificar que o recipiente esteja bem limpo, hein?

A temperatura deve ser de morna a quente, numa temperatura agradável à sua região íntima . O indicado é ficar de 3 a 5 minutos no banho de assento, ou até quando você sentir que a água começa a esfriar. Repita o banho duas vezes por dia, durante três dias.

Além de preencher o recipiente com água também são diluídos compostos específicos para cada tipo de problema a ser tratado (pesquise, pesquise e pesquise). Segundo especialista Élvio Floresti para o portal Vix, o ideal é que a cada litro de água filtrada ou fervida, sejam diluídas duas ou três colheres de sopa do composto escolhido.

Mas é sempre importante lembrar que o banho de assento é um método paliativo: não substitui tratamentos indicados pelo ginecologista, servindo mais como um complemento.

Tipos de banho de assento

Banho de assento para candidíase:

Barbatimão

Segundo especialistas, esse banho de assento ajuda a reduzir os sintomas de candidíase e verrugas vulvares provocadas pelo HPV. Nesse caso, é indicado fazer um chá com as cascas e/ou folhas do barbatimão. Você pode usar, aproximadamente, duas colheres de sopa para cada litro.

Óleo de Melaleuca

Para aliviar a ardência na vagina também é utilizado o óleo essencial de Melaleuca Alternifolia, que possui propriedades antifúngicas. Para fazer é só colocar 1 litro de água morna e 5 gotas de óleo essencial de malaleuca numa bacia.

Bicarbonato de sódio

Por ter pH alcalino, o bicabornato de sódio reduz a acidez da vagina e a deixa imprópria para o fungo Candida Albicans, causador da candidíase. Uma colher de sopa para um litro de água filtrada é o ideal.

Banho de assento com camomila

A camomila é uma erva conhecida por suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias, o que ajuda a aliviar a irritação e a coceira causadas pela candidíase vaginal. Além disso, alivia também assaduras. Para fazer o banho de assento, coloque 3 colheres de sopa de camomila seca em uma bacia e adicione um litro de água quente.

Com flogo rosa

Flogo rosa é uma solução ginecológica em pó composta pelo anti-inflamatório cloridrato de benzidamina. Como se trata de um medicamento, o ideal é buscar recomendação médica antes de usar. A bula indica o uso no caso de cervites, pré e pós-operatório, higiene íntima pós-parto e como auxiliar no tratamento de candidíase e da IST tricomoníase.

Banho de assento com vinagre

O vinagre de maçã tem propriedades antissépticas, ajudando a combater os microrganismos causadores da candidíase, e também ajudando a aliviar os sintomas da cistite (infecção e/ou inflamação da bexiga). O vinagre é um grande aliado para promover o reequilíbrio do pH vaginal.

Para preparar o banho, basta misturar meia xícara de vinagre, preferencialmente o de maçã, com água morna em uma bacia e sentar-se sobre ela por 5 minutos. O procedimento deve ser feito 2 ou 3 vezes por dia, de 15 a 20 minutos.

Para herpes genital

O banho de assento com sal ajuda a secar a lesão causada pela herpes genital. Para fazer é necessário colocar 600 ml de água morna numa bacia, adicionar uma colher (de sopa) de sal, misturar bem e sentar-se dentro da bacia durante 15 minutos, 3 a 4 vezes por dia.

Banho de assento para tratar hemorróidas: com arnica

A arnica também é indicada no tratamento das hemorroidas externas porque tem ação calmante e cicatrizante. Utilize cerca de 20g de chá de arnica para 3 litros de água quente.

Lembrando: o banho de assento é complementar e alivia sintomas, mas não dispensa o tratamento com acompanhamento médico.

IG.SAÚDE

Compartilhe  

últimas notícias