Diário de São Paulo
Siga-nos

Avião que caiu no Afeganistão era dos EUA e foi abatido pelo Talibã, diz agência

No início da manhã desta segunda-feira (27), agência internacionais noticiaram a queda de um avião na província de Gazni , na região central do Afeganistão.

Avião que caiu no Afeganistão era dos EUA e foi abatido pelo Talibã, diz agência
Avião que caiu no Afeganistão era dos EUA e foi abatido pelo Talibã, diz agência

Redação Publicado em 27/01/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h24


Inicialmente, informações apontavam que aeronave era comercial; entretanto, porta-voz do grupo reivindicou autoria do ataque

No início da manhã desta segunda-feira (27), agência internacionais noticiaram a queda de um avião na província de Gazni , na região central do Afeganistão. Após especulações de que se trataria de um voo comercial, um porta-voz do Talibã confirmou que o grupo foi o responsável por abater a aeronave e que ela seria dos EUA.

Inicialmente, as informações apontavam que o avião seria da companhia aérea Ariana Airlines, que faz trajetos dentro do Afeganistão . Entretanto, o presidente da empresa fez questão de negar qualquer possibilidade de envolvimento e garantiu que os dois voos que passaram pela região aterrissaram sem problemas.

Segundo informações da CNN, fontes do exército norte-americano estariam investigando se são verdadeiras as informações divulgadas por algumas agência internacionais de que o avião que caiu no Afeganistão foi abatido e se trataria de uma aeronave militar.

Porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid disse que o avião é militar e que a explosão causou a morte de muitos membros do exército norte-americano, confirmando que o grupo terrorista foi o responsável pelo ataque.

Questionado sobre a veracidade da informação, a major Beth Riordan, porta-voz do Centro de Comando dos Estados Unidos, disse que não iria comentar sobre a autoria do ataque, mas garantiu que investigações estão sendo realizadas sobre o tema.

Apesar de não haver qualquer tipo de confirmação por parte dos americanos, imagens compartilhadas nas redes sociais mostram os destroços da aeronave, que seria um Bombardier E-11A, utilizado em missões de inteligência no Afeganistão .

iG

Compartilhe  

últimas notícias