Diário de São Paulo
Siga-nos

Audi lança nova geração do compacto A1

Oito anos depois do lançamento, o Audi A1 ganha uma nova geração, a segunda. Ela foi revelada pela marca alemã nesta quarta-feira (20), e começa a ser vendida

Audi lança nova geração do compacto A1
Audi lança nova geração do compacto A1

Redação Publicado em 20/06/2018, às 00h00 - Atualizado às 11h15


Ainda não há previsão de chegada do modelo ao Brasil. Motores variam de 95 cv a 200 cv.

Oito anos depois do lançamento, o Audi A1 ganha uma nova geração, a segunda. Ela foi revelada pela marca alemã nesta quarta-feira (20), e começa a ser vendida na Europa no final do ano – não há previsão de data para ele desembarcar por aqui.

O A1 cresceu consideravelmente, e promete acabar com o “aperto” da geração anterior. São 5,6 cm extras no comprimento, chegando a 4,03 metros (porte semelhante ao de um Volkswagen Polo). Por enquanto, apenas a versão com quatro portas foi mostrada.

  • Audi mostrou há poucos dias o ‘grandalhão’ Q8
  • G1 andou na nova geração do A7

O entre-eixos é de 2,56 m, com largura de 1,74 m e 1,41 m de altura. O porta-malas cresceu 65 litros, chegando a bons 335 litros.

A Audi ainda não detalhou todas as motorizações, mas disse que o novo A1 terá versões com potência entre 95 cavalos e 200 cv. Na Europa, é possível equipar o compacto com câmbio manual ou de dupla embreagem e 7 marchas.

São quatro modos de condução, incluindo uma esportiva.

‘Diferentão’

O compacto ganhou estilo bastante diferente dos demais veículos da marca. Apesar de a grade ainda lembrar os modelos maiores, faróis, entradas de ar, e, principalmente a traseira, mudaram bastante.

As lanternas, por exemplo, cresceram e estão com novo formato, lembrando um pouco até modelos de outras fabricantes. Logo abaixo do capô, mas acima da grade, há três pequenas fendas. Segundo a Audi, elas fazem menção ao quattro, modelo que disputava ralis pela empresa das quatro argolas em 1984.

A Audi caprichou na personalização do A1. É possível escolher diferentes cores para o teto e alguns detalhes na cabine.

A proposta jovem segue no interior. Boa parte dos instrumentos, incluindo a central multimídia, são voltados para o motorista. As saídas de ar dos passageiros são integradas ao painel. Ainda há um pacote de iluminação, com 30 opções de cores em LED.

Entre os equipamentos de segurança, o aviso de saída de faixa é item de série, assim como o controle de velocidade de cruzeiro. Ainda é possível adicionar alerta de pedestres e ciclistas, frenagem automática de emergência e controle de velocidade adaptativo, que mantém a distância para o veículo que viaja à frente.

Compartilhe  

últimas notícias