Diário de São Paulo
Siga-nos

“Superem a Covid!”: casa do vôlei de praia nas Olimpíadas é decorada com mensagens de crianças

"Superem a Covid-19".

OLIMPIADAS
OLIMPIADAS

Redação Publicado em 24/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h02


“Superem a Covid-19”.

“Faça o seu melhor”.

“Boa sorte!”.

“Atletas, lutem!”.

“Plantamos essas flores por vocês, atletas olímpicos. Boa competição!”.

Mensagens como essas acima enfeitam uma área montada no parque Shiokaze, nas margens da baía de Tóquio. Estão sempre no alto de uma estrutura aramada que tem em sua base a mascote das Olimpíadas e, por dentro, uma planta.

Todo o arranjo, de escrita e de flora, foi feito por crianças de escolas primárias de Tóquio e outras cidades vizinhas há alguns meses. Serviria para embelezar as entradas da instalação e transmitir valores do Movimento Olímpico e dos Jogos do Japão.

O público que chegasse ao local seria recebido pelas mensagens e pelas plantas feitas pelos jovens, em uma união de propostas pertinentes ao legado que Tóquio 2020 quer estabelecer.

Mas a decisão tomada em 8 de julho pelo governo japonês e do comitê organizador de vetar o público das quadras, campos e pistas devido ao aumento de casos da Covid-19 prejudicou a intenção de espalhar as mensagens das crianças.

Desenho feito por criança na arena do vôlei de praia — Foto: Paulo Roberto Conde

Desenho feito por criança na arena do vôlei de praia — Foto: Paulo Roberto Conde

Como não são permitidas pessoas na arena com 12 mil lugares, as palavras e plantas das crianças foram remanejadas para a zona mista, local em que jornalistas podem entrevistar os atletas, e o centro de mídia. Não deixa de ser mais uma lembrança de quão triste são as Olimpíadas sem seu maior ativo: o povo. Pelo menos agora, contudo, elas simbolicamente servem para motivar os atletas.

– É muito diferente não ter público. Chegar a um estádio maravilhoso desse aqui, lindo, e não ter uma pessoa sequer não é fácil – disse Ágatha, favorita ao pódio no vôlei de praia.

Várias das plantas já estão secas. Mas os desenhos das crianças ajudam a divertir um ambiente introspectivo. Os anéis olímpicos, símbolo máximo dos Jogos, predominam, porém também é possível ver muitas menções aos esportes. Raquetes de tênis, bola de basquete, tênis de mesa, piscina da natação.

Estruturas ao lado da zona mista no parque Shikaze — Foto: Paulo Roberto Conde

Estruturas ao lado da zona mista no parque Shikaze — Foto: Paulo Roberto Conde

A reportagem do ge foi informada na instalação que, quando as Olimpíadas e Paralimpíadas terminarem, em setembro, as plantas, desenhos e mensagens serão reencaminhadas às escolas, como se voltassem energizadas da magia do ambiente olímpico. Mesmo nessa edição dos Jogos, tão diferentes de todas as demais.

.

.

.

Fontes: Ge

Compartilhe  

últimas notícias