Diário de São Paulo
Siga-nos

Atrito com vizinhos, infância alegre e vivência católica: o que se sabe do atirador da Catedral

Uma tia do atirador da Catedral Metropolitana de Campinas (SP) contou nesta quarta-feira (12) que o sobrinho frequentou a igreja católica por um período e foi

Atrito com vizinhos, infância alegre e vivência católica: o que se sabe do atirador da Catedral
Atrito com vizinhos, infância alegre e vivência católica: o que se sabe do atirador da Catedral

Redação Publicado em 13/12/2018, às 00h00 - Atualizado às 15h50


Euler Fernando Grandolpho, de 49 anos, matou cinco pessoas e deixou três feridas após abrir fogo em igreja de Campinas (SP), na terça-feira (11). G1 reuniu informações sobre o perfil dele.

Uma tia do atirador da Catedral Metropolitana de Campinas (SP) contou nesta quarta-feira (12) que o sobrinho frequentou a igreja católica por um período e foi “uma criança alegre”. Além disso, uma moradora do condomínio onde ele residia, em Valinhos (SP), relatou atritos frequentes e uma relação de medo com o homem que matou cinco pessoas e deixou outras três feridas.

Euler Fernando Grandolpho, de 49 anos, entrou na igreja por volta das 13h de terça-feira (11) e, logo após uma missa, abriu fogo, atingiu oito pessoas e cometeu suicídio. Ele foi enterrado no Cemitério Flamboyant, que ficou isolado a pedido da família durante a despedida.

A partir de vários relatos, o G1 reuniu informações sobre o que se sabe do perfil dele. Veja abaixo:

Qual a relação do atirador com a igreja?

Alda Grandolpho, de 82 anos, afirmou que a família é católica, e que o atirador foi frequentador da igreja por um período, mas se afastou ao longo do tempo. Ela é irmã do pai do autor do crime.

“É um verdadeiro choque. Um negócio desse, na Catedral, a gente é de uma família religiosa, sempre foi religiosa, e de repente acontece um negócio desse. Vai saber o que se passou na cabecinha dele”, lamentou.

Euler Fernando Grandolpho, de 49 anos — Foto: Reprodução/Facebook

Euler Fernando Grandolpho, de 49 anos — Foto: Reprodução/Facebook

Qual o histórico familiar?

O atirador vivia com o pai em um condomínio de Valinhos (SP). Ele perdeu a mãe, há oito anos, e o irmão, vítima de leucemia, em abril de 2017. A tia afirmou que Euler foi uma criança “boa”, “alegre com todo mundo”, e que não desconfiava do comportamento dele.

“Sempre foi uma pessoa normal. Parece-me que ele falou para uma pessoa [depois ela cita a cunhada do atirador] que a mãe já tinha falecido, o irmão também, e ele não teria mais motivo para viver. Não sei se isso tem a ver”, afirmou a idosa.

Qual a formação e onde trabalhava?

Em um perfil da rede social consta que Euler fez parte da primeira turma de publicidade e propaganda da Unip, em Campinas, e também estudou no Colégio Técnico da Unicamp (Cotuca).

Aprovado em concurso público, o atirador foi assistente de promotoria no Ministério Público de São Paulo onde, segundo o órgão, exonerou-se em julho de 2014.

De acordo com a Polícia Civil, ele também era analista de sistemas, mas não trabalhava desde 2015.

Euler Fernando Grandolpho, de 49 anos, estudou publicidade — Foto: Reprodução

Euler Fernando Grandolpho, de 49 anos, estudou publicidade — Foto: Reprodução

O atirador cometeu crimes antes do ataque?

Grandolpho não tinha antecedentes criminais, mas, por outro lado, registrou boletins de ocorrência por perseguição e injúria, de acordo com a Polícia Civil. As datas não foram confirmadas.

Ele conhecia as vítimas?

Segundo a polícia, “aparentemente” não havia relações entre o atirador e as pessoas mortas.

Como era a vida social dele?

De acordo com o delegado José Henrique Ventura, a família informou que o atirador era bastante recluso, costumava ficar isolado no quarto, saía muito pouco de casa . “Tinha um perfil muito estranho, era muito fechado”, afirmou.

Como era a relação com vizinhos?

Uma moradora do condomínio onde o atirador residia com o pai contou sobre atritos frequentes e uma relação de medo com Euler. Segundo ela, o homem foi alvo de reclamações após jogar ovos na casa de vizinhos e por direcionar câmeras de monitoramento para uma das casas.

“Eu tinha medo dele, muito medo dele. […] Ele já andou no meu quintal, já fez tanta coisa na minha casa. Então, ele podia ter matado eu, minha filha, meu marido, meu filho. A gente fica muito triste, muito sensibilizado, porque ele levou pessoas inocentes que estavam na casa de Deus”.

Segundo a Polícia Civil, foi constatado no celular do atirador que ele costumava fazer ligações à Polícia Militar para reclamar de vizinhos do condomínio. Os motivos não foram confirmados.

Fez tratamento psicológico?

Segundo a polícia, o atirador fez tratamento contra depressão e a família temia que ele cometesse suicídio. De acordo com Ventura, os investigadores descobriram que o atirador fazia um “diário” onde anotava placas de carros e outras informações sobre supostas perseguições a ele.

“Ele tinha um perfil de se sentir perseguido. Chegou a registrar boletins de ocorrência e segundo consta, até em função desse perfil, que poderia vir de uma depressão, ele fez uma consulta no CAPS que é um centro de apoio psicossocial para tratar disso”, afirmou o delegado.

Homem atira e mata fiéis durante missa na catedral de Campinas — Foto: Arte / G1

Homem atira e mata fiéis durante missa na catedral de Campinas — Foto: Arte / G1

Compartilhe  

últimas notícias