Diário de São Paulo
Siga-nos

Ativista do feminismo quer vaga na “bancada do batom”

Enfrentar a violência contra a mulher é uma das metas da candidata a deputada federal Marta Lívia, de São Paulo. Em visita à redação do BOM DIA, ela revelou

Ativista do feminismo quer vaga na “bancada do batom”
Ativista do feminismo quer vaga na “bancada do batom”

Redação Publicado em 22/08/2018, às 00h00 - Atualizado às 15h30


A violência contra mulheres evangélicas é um dado que preocupa a candidata; ela defende políticas mais justas de combate á violência doméstica

Enfrentar a violência contra a mulher é uma das metas da candidata a deputada federal Marta Lívia, de São Paulo. Em visita à redação do BOM DIA, ela revelou que está indignada com a política de proteção à mulher desenvolvida hoje. “Como pode uma Delegacia da Mulher atender até às 18?”, questiona. Filiada ao MDB, Marta pretende chegar à Câmara dos deputados para reforçar a “bancada do batom”.

Para Marta Lívia, é preciso uma série de mudanças na política de proteção à mulher. Envolvida na causa feminina há décadas, a candidata acredita que é possível desenvolver politicas que protejam a mulher da violência doméstica. Um ponto tratado com atenção por Marta é sobre o atendimento dispensado à mulher na hora em que ela mais precisa. “As perguntas feitas pelos funcionários da Delegacia constrangem mais que a própria agressão sofrida”

Segundo Marta, as mulheres reclamam dos questionamentos a que são submetidas durante o registro de seus casos. Ela diz que as perguntas feitas, “inibem muito mais”. Marta afirma que há casos em que a mulher, mesmo vitima de violência “é questionada sobre o que ela teria feito ao agressor”.  Para ela, esta situação precisa ser mudada.

“SANTA” VIOLÊNCIA –  Outro dado que preocupa a candidata é o índice de violência contra mulheres evangélicas. Segundo dados da pesquisa da Universidade Mackenzie, pelo menos 40% das mulheres que sofrem agressões domésticas são evangélicas. Nas igrejas, o tema é tratado com descaso. Segundo levantamento da teóloga Valéria Vilhena, em geral os líderes religiosos jogam o problema “nas mãos de Deus”.

Marta Lívia disse que é preciso integração entre as mulheres evangélicas e os órgãos de defesa da mulher. Ela quer chamar a atenção de líderes como pastores, pastoras, que dirigem igrejas para conscientização sobre a necessidade de atendimento a essas mulheres. Segundo Valéria Vilhena revelou em entrevista ao portal Uol, há casos em que pastores espancam suas mulheres. Marta Lívia entra pela primeira vez na disputa eleitoral.

Compartilhe  

últimas notícias