Diário de São Paulo
Siga-nos

Atas “copiadas” levantam suspeitas sobre reuniões para dividir fundos eleitorais

Um levantamento divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo na noite do sábado (5) mostra que pelo menos quatro partidos brasileiros têm atas de  reuniões para

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 06/09/2020, às 00h00 - Atualizado às 14h37


Publicação da Folha de S.Paulo encontrou trechos semelhantes, até mesmo com erros ortográficos iguais, em atas de partidos como PSL e PMB

Um levantamento divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo na noite do sábado (5) mostra que pelo menos quatro partidos brasileiros têm atas de  reuniões para divisão do fundo eleitoral com trechos iguais, que repetem até mesmo erros ortográficos.

As reuniões entre dirigentes registradas em atas são necessárias para que os partidos recebam suas partes do Fundo Eleitoral. Nelas, eles precisam aprovar resoluções com critérios do repasse dessa verba pública aos candidatos.

O primeiro caso apontado pela Folha é do Partido Social Liberal (PSL) e do Partido Liberal (PL), que têm sedes em salas próximas de um empresarial em Brasília. A ata do PL relata uma reunião que teria iniciado às 15h e sido suspensa às 15h15 do dia 13 de maio, já a do PSL relata com termos muito semelhantes uma reunião que teria sido iniciada às 9h e finalizada às 10h do dia 3 de junho.

Além da semelhança do PSL com o PL, indícios de cópia podem ser percebidos nos documentos entregues pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB) e Solidariedade. A análise da Folha apontou 79 palavras, pontuações e até mesmo uma vírgula errada nos mesmos locais nos dois documentos entregues.

O Fundo Eleitoral distribuirá R$ 2,035 bilhões a candidatos em 2020. O PSL, PL e Solidariedade afirmaram que as atas foram fiéis ao que ocorreu nas reuniões. O PMB não respondeu.

.
.
.
IG
Compartilhe  

últimas notícias