Diário de São Paulo
Siga-nos

Associação de bares e restaurantes de SP diz que vai entrar na Justiça contra restrições de horário de funcionamento

Por GloboNews e TV Globo

Asssociação
Asssociação

Redação Publicado em 13/12/2020, às 00h00 - Atualizado às 13h24


Abrasel-SP critica novo decreto estadual, que passa a limitar o funcionamento de bares até 20h; já restaurantes podem funcionar até 22h, mas devem parar de servir bebidas alcoólicas duas horas antes.

Por GloboNews e TV Globo

A associação que representa bares e restaurantes em São Paulo (Abrasel-SP) afirmou neste sábado (12) que vai entrar na Justiça no início da próxima semana contra o novo decreto do governo estadual que restringiu o funcionamento desses comércios.

A decisão foi confirmada por Percival Maricato, diretor da Abrasel-SP, à GloboNews. Ele criticou a decisão do governo do estado, que entrou em vigor neste sábado.

“Não é possível que você quer que um bar sobreviva funcionando até 20h. O setor já estava imensamente fragilizado com tudo que já aconteceu, e isso é um golpe de morte para milhares de estabelecimento”, disse.

“Nós acreditamos que 30% dos estabelecimentos já fecharam e acreditamos que outros fecharão com a crise”, acrescenta.

O governo de São Paulo anunciou na sexta-feira (11) a redução do horário de funcionamento de bares e a ampliação do horário de operação de lojas e shoppings como medida para tentar conter o avanço de casos de coronavírus em todo o estado.

Bares, que antes podiam funcionar até as 22h, deverão fechar às 20h. Os restaurantes e lojas de conveniência poderão continuar abertos até 22h, mas deverão parar de servir bebidas alcoólicas às 20h.

Shoppings terão o período de funcionamento estendido de 10 horas para 12 horas, para evitar aglomerações nas compras de fim de ano. As novas regras passaram a valer neste sábado e terão período de validade de 30 dias, que poderá ser prorrogado.

O empresário Pedro Tarantino é dono de um bar na Santa Cecília e diz que vai respeitar as medidas, mas defende outras alternativas.

“Fora do Brasil, a orientação é que as pessoas façam a refeição ao ar livre. Aqui, a gente tá fazendo ao contrário: é todo mundo do lado de dentro e acaba ficando pior. Acho que isso poderia ser feito ao ar livre e com esse mesmo controle”, diz.

Sábado aglomerado no comércio

Novos horários no comércio de SP entram em vigor

No primeiro dia com a nova determinação, foi possível ver aglomerações em shoppings da capital, mesmo com a ampliação do horário de funcionamento.

Em um shopping no Centro, a reportagem do SP2 viu uma fila enorme para acessar apenas uma única loja (veja no vídeo acima). Mais cedo, também houve aglomeração no Brás, com muitas pessoas fazendo compras para o Natal.

.

.

.

G1 – Globo

Compartilhe  

últimas notícias