Diário de São Paulo
Siga-nos

Assessor de senador Major Olimpio internado com Covid deixa hospital após 35 dias: ‘Fiquei uma semana sem voz’

Diego Freire, de 33 anos, um dos assessores do senador Major Olimpio (PSL), que morreu em São Paulo em março por complicações do coronavírus, teve alta nesta

Major Olimpio
Major Olimpio

Redação Publicado em 10/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h21


Diego, de 33 anos, perdeu 15 quilos e teve 80% do pulmão comprometido. Ele diz que adoeceu junto com o senador, que morreu em decorrência do coronavírus em SP, e vai focar na recuperação da voz e da mobilidade.

Diego Freire, de 33 anos, um dos assessores do senador Major Olimpio (PSL), que morreu em São Paulo em março por complicações do coronavírus, teve alta nesta sexta-feira (9) de um hospital em Brasília, após 35 dias internado para tratamento da Covid-19.

O jornalista teve 80% do pulmão comprometido pela doença, perdeu 15 quilos e ficou mais de 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – parte desse período ficou intubado.

Ao G1, Diego contou que ainda sente muito o efeito da doença no corpo e da sedação, necessária para que pudesse ficar intubado. Fora do hospital, pretende recuperar completamente a voz – que perdeu parcialmente com a doença e o tratamento – e a mobilidade. Há dois dias ele deu os primeiros passos novamente.

“Tive que aprender até a engolir a comida e perdi a voz, fiquei uma semana sem voz. Agora irei fazer acompanhamento com fonoaudiólogo, para recuperar a voz, e fisioterapia, para voltar a ter mobilidade”, disse.

“Ainda me sinto fraco. Ainda tem muito sedativo no corpo, mas já ando devagarinho e em casa vou fazer acompanhamento”, afirmou ele. “E reviver”, acrescentou.

Ao deixar o hospital nesta manhã, Diego usou uma camiseta com uma foto em que está com o Major Olímpio, seu ex-chefe e amigo havia mais de três anos.

“Pegamos a doença juntos, mas, infelizmente, ele não resistiu. Foi minha singela homenagem a ele”, disse Diego, que agora pretende se engajar em projetos sociais.

O jornalista foi hospitalizado em Brasília no mesmo dia em que o senador começou o tratamento contra a doença em um hospital em São Paulo, 3 de março. A morte cerebral de Olimpio, de 58 anos, foi confirmada em 18 de março. O corpo do senador foi cremado em São Paulo.

Diego era assessor de imprensa de Olimpio e o acompanhava em viagens, eventos externos e também em atos no Congresso. Outros assessores e amigos próximos ao senador também contraíram a doença.

Nas redes sociais, antes da Covid, Diego sempre falava sobre sua viagem ao redor do mundo, feita antes de atuar como assessor parlamentar. Durante a pandemia, ele postou sempre fotos com máscara de proteção, assim como Olimpio, e defendeu uma atuação do governo contra as mortes por coronavírus.

Assessor de Major Olimpio falava sempre sobre as mortes por Covid nas redes sociais — Foto: Redes sociais/reprodução

Assessor de Major Olimpio falava sempre sobre as mortes por Covid nas redes sociais — Foto: Redes sociais/reprodução

Morte do senador

Sérgio Olimpio Gomes, conhecido como Major Olimpio, ficou internado no Hospital São Camilo, na capital paulista, e foi transferido para a UTI em 5 de março. Ele foi o terceiro senador vítima da Covid-19. Antes, morreram Arolde de Oliveira (PSD-RJ), aos 83 anos, em outubro do ano passado; e José Maranhão (MDB-PB), aos 87 anos, em 8 de fevereiro.

Natural de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, Olimpio completaria 59 anos dias depois de falecer, em 20 de março. Foi deputado federal por um mandato e deputado estadual em São Paulo por dois mandatos. Ele também foi vereador na capital paulista. Antes de se dedicar à carreira política, serviu como policial militar no estado de São Paulo por 29 anos.

Além de bacharel em ciências jurídicas e sociais, titulação obtida ao concluir da Academia do Barro Branco da Polícia Militar, exerceu as profissões de jornalista, professor de educação física e de técnica em defesa pessoal. Também foi instrutor de tiro.

Antes de ingressar no PSL, em março de 2018, o senador já havia passado por Partido Verde, PDT e Solidariedade. O senador deixou esposa e dois filhos.

O senador Major Olímpio (PSL) durante sessão do Senado Federal, em Brasília.  — Foto: Divulgação/Senado Federal

O senador Major Olímpio (PSL) durante sessão do Senado Federal, em Brasília. — Foto: Divulgação/Senado Federal

Nas redes sociais, políticos lamentam morte de Major Olimpio

.

.

.

Fonte: G1 – Globo.

Compartilhe  

últimas notícias