Diário de São Paulo
Siga-nos

As “nove decisões”: veja o caminho do São Paulo até o fim do Brasileirão e simule os resultados

Um trecho da conversa foi divulgado pelo São Paulo nas redes sociais:

São Paulo
São Paulo

Redação Publicado em 16/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h49


Em reunião com elenco, Muricy disse que time tem que encarar jogos que faltam como finais: elas têm confrontos com quatro equipes do G-6 e rivais que ainda sonham se livrar da Série B

Na última terça-feira, quando o elenco do São Paulo se reapresentou após a segunda derrota seguida no Brasileirão, o coordenador de futebol do clube, Muricy Ramalho, reuniu os jogadores em um dos campos do CT da Barra Funda para um sermão.

Um trecho da conversa foi divulgado pelo São Paulo nas redes sociais:

– Para ganhar, tem que querer mais que os caras, não pode ser igual os caras. O próximo jogo agora é outra decisão, são nove decisões, e a decisão é diferente, tem que ser tratada diferente. Sempre um pouco a mais em todo momento – disse ele.

Líder do Campeonato Brasileiro com 56 pontos, o São Paulo tropeçou em jogos contra Bragantino e Santos e viu o Internacional encostar, agora a três pontos. Restam nove jogos até o final do torneio.

Muricy Ramalho se reuniu com jogadores e comissão técnica no CT do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc

Muricy Ramalho se reuniu com jogadores e comissão técnica no CT do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc

Baseado nos Brasileiros passados, o São Paulo precisa chegar aos 75 pontos para ficar com a taça – nunca um vice-campeão fez mais do que 74 pontos. Assim, seis vitórias e um empate (19 pontos) seriam suficientes para garantir o título.

O caminho do São Paulo até lá, porém, não é dos mais fáceis. A primeira “decisão”, como Muricy classificou, é domingo, contra o Athletico, fora de casa. A equipe paranaense, que esteve mais perto da zona de rebaixamento, se recuperou recentemente e venceu três dos últimos cinco jogos.

Depois, na próxima quarta-feira, em casa, o time de Fernando Diniz fará um duelo direto pelo título: recebe o vice-líder Internacional, que arrancou da sexta para a segunda posição com cinco vitórias seguidas e ameaça a primeira posição do São Paulo.

A equipe volta a jogar em casa no sábado seguinte, contra o Coritiba, o lanterna do Brasileiro. No primeiro turno, porém, mesmo já brigando contra o rebaixamento, os paranaenses arrancaram um empate por 1 a 1 e ampliaram uma crise que pressionava Diniz depois da eliminação do São Paulo na Libertadores.

O líder depois viaja a Goiânia para confronto com o Atlético-GO, no dia 31 de janeiro, outra equipe de meio de tabela.

A 34ª rodada do Brasileiro terá um clássico, o último da temporada, contra o Palmeiras. Essa partida está marcada para o dia 5 de fevereiro, uma sexta-feira, mas ainda pode mudar de data. O rival joga a final da Libertadores no dia 30, contra o Santos. Se vencer, o duelo deve ser adiado, já que o campeão sul-americano estreia no Mundial de Clubes, no Catar, no dia 7 de fevereiro.

Ceará é o rival seguinte, no Morumbi, no dia 10 de fevereiro – no primeiro turno, houve empate por 1 a 1 e reclamação tricolor por causa do VAR. Na antepenúltima rodada, o São Paulo enfrenta o Grêmio, em Porto Alegre, em jogo previsto para o fim de semana do Carnaval.

Os dois últimos jogos do São Paulo no Brasileirão são contra equipes cariocas. O Botafogo, que hoje está na penúltima colocação e a nove pontos de respirar fora da zona de rebaixamento, e o Flamengo, que ainda sonha com o título, mas que enfrenta uma crise interna e tem o técnico, o ídolo tricolor Rogério Ceni, sob pressão. A rodada final está marcada para 24 de fevereiro.

Nesse período até o fim do campeonato, a única semana sem jogos previstos, por enquanto, é a entre os dias 14 e 21 de fevereiro – o que deve mudar caso o clássico contra o Palmeiras seja remanejado.

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias