Diário de São Paulo
Siga-nos

Arthur Nory desabafa após ataques e diz que teve depressão e burnout

Cada vez que chega para uma competição, Arthur Nory vê suas redes sociais serem invadidas. Os comentários, quase todos, lembram o ato racista que o ginasta

ARTHUR NORY
ARTHUR NORY

Redação Publicado em 24/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h50


Cada vez que chega para uma competição, Arthur Nory vê suas redes sociais serem invadidas. Os comentários, quase todos, lembram o ato racista que o ginasta cometeu em 2015. Com as Olimpíadas de Tóquio, o campeão mundial de barra fixa voltou a ter uma evidência nacional e entrou nos assuntos mais comentados da internet. Após não conseguir uma boa apresentação e ficar fora da final olímpica, Nory não culpou os xingamentos que sofreu nos últimos dias, mas desabafou:

– Eu tive muito medo, fiquei muito acuado para tudo. Eu estou abrindo meu coração de verdade. Tudo o que aconteceu na minha história desde o episódio de racismo de 2015, que vem à tona sempre que eu apareço. Então é um processo de amadurecimento diário, de entender e melhorar. A gente tem que buscar esses erros e melhorar. Assim como no esporte. Mas, no esporte, essa chance é só de quatro em quatro anos. Mas é aprender com isso e melhorar. Para Paris, fazer diferente – disse, em entrevista ao repórter Carlos Gil.

Minutos após a entrevista para TV, Nory se deslocou para a sala de imprensa e conversou com os jornalistas de veículos escritos. Ali, garantiu que os problemas com os usuários das redes sociais não foram determinantes no resultado ruim deste sábado:

– Não foi por isso, chega um momento que… Eu sempre tive muito medo, muito medo, desde o episódio do racismo, medo de falar, medo de assumir, medo de tudo. Fico sempre acuado, pensando em colocar o sorriso no rosto, brigando comigo para isso. E nestes últimos anos vêm isso muito forte, e no momento que você desabafa, assume, vem muita paulada. Venho tomando muita paulada agora e não vou mais me esconder. Vou assumir essa responsabilidade. É procurar melhorar todos dias – disse.

Nory muito triste após resultado ruim — Foto: Globoesporte.com

Nory muito triste após resultado ruim — Foto: Globoesporte.com

O ginasta, medalhista de bronze no solo em 2016, explicou as dificuldades que passou nos últimos meses. Nory disse ter sofrido com depressão e burnout, síndrome de esgotamento mental por conta do trabalho.

– Foi ano difícil, tive burnout, depressão, tive que parar um tempo, voltar, focar na barra. E estou aqui em mais uma Olimpíada. Atleta, ser humano, a gente erra. Treinei bastante, foi um ano complicado, mas eu me entreguei. Fui até o fim brigando, ajudando a equipe no que eu podia – disse Nory, que também acabou sofrendo uma queda no solo.

Em 2015, Arthur Nory cometeu um ato racista com um companheiro de seleção, Angelo Assumpção. Na época, sua reação foi de minimizar o ocorrido, chamando o fato de brincadeira. Anos depois, voltou a falar sobre o assunto e disse se envergonhar da cena.

Comentarista da TV Globo, Daiane dos Santos vê Nory tentando se reciclar desde o caso de racismo.

– Sempre é uma situação complicada. O ato quando aconteceu realmente foi um ato muito difícil. A gente fala coisas que a gente não pensa a repercussão. Como isso vai ecoar lá na frente. As pessoas que a gente vai atingir. Isso não é uma brincadeira. O Nory acho que tem tentado se reciclar, tem tentado trabalhar isso dentro dele. É importante não só ele fazer isso, mas as pessoas no geral entenderem que atos e situações como essas não devem ser praticados nunca. É muito importante falar tanto de racismo estrutural. É justamente essas questões que a gente acha que parece uma brincadeira, que é engraçado. Eu falo: “É engraçado para quem?” Não é engraçado. Realmente ele tem passado por essa fase de reciclagem. Acho que ele tem tentado de alguma forma reverter essa situação – disse a campeã mundial do solo.

.

.

.

Fontes: Ge

Compartilhe  

últimas notícias