Diário de São Paulo
Siga-nos

Armênia e Azerbaijão discutem acordo de paz para região de Nagorno Karabakh

Os governantes de Armênia e Azerbaijão concordaram em Bruxelas em elaborar um acordo de paz para a conturbada região de Nagorno Karabakh, foco de uma guerra

Armênia e Azerbaijão discutem acordo de paz para região de Nagorno Karabakh
Armênia e Azerbaijão discutem acordo de paz para região de Nagorno Karabakh

Redação Publicado em 23/05/2022, às 00h00 - Atualizado às 08h57


Os governantes de Armênia e Azerbaijão concordaram em Bruxelas em elaborar um acordo de paz para a conturbada região de Nagorno Karabakh, foco de uma guerra em 2020, anunciou no domingo o presidente do Conselho Europeu.

O primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan, e o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, tiveram uma discussão “franca e produtiva” mediada pela União Europeia (UE) em Bruxelas, disse Charles Michel, presidente do Conselho Europeu.

“Os governantes concordaram em avançar nas discussões sobre o futuro acordo de paz que vai determinar as relações entre Armênia e Azerbaijão”, afirmou Michel em um comunicado.

O processo começara “nas próximas semanas”, segundo Michel. Ele enfatizou aos dois países que “é necessário velar pelos direitos e a segurança da população armênia em Karabakh”.

Nagorno-Karabakh, uma área de habitantes majoritariamente cristãos armênios localizada no Azerbaijão, é centro de disputas há décadas entre os dois vizinhos que integraram a União Soviética.

Em 2020, as tensões provocaram uma guerra que deixou mais de 6.500 mortos em seis semanas, antes de uma trégua mediada pela Rússia, sob a qual a Armênia cedeu partes do território que controlava há décadas.

Nas últimas semanas foram registrados protestos na capital armênia Yerevan contra a gestão do conflito por parte de Pashinyan.

.
.
.
.
.
.
.
.
G1
Compartilhe  

últimas notícias