Diário de São Paulo
Siga-nos

Argentina consegue acordo com seus credores para reestruturação da dívida

O governo da Argentina anunciou na terça-feira que foi alcançado um acordo para a troca da dívida com três grupos de credores, o que permitirá o ajuste das

Argentina consegue acordo com seus credores para reestruturação da dívida
Argentina consegue acordo com seus credores para reestruturação da dívida

Redação Publicado em 04/08/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h20


O ministério da economia diz que a reestruturação dará ao país “alívio significativo da dívida”

O governo da Argentina anunciou na terça-feira que foi alcançado um acordo para a troca da dívida com três grupos de credores, o que permitirá o ajuste das datas de pagamento previstas para os novos títulos sem aumentar o valor total dos pagamentos. pagamentos de principal ou juros.

O ministério da economia afirmou que a reestruturação dará ao país “alívio significativo da dívida”.

Por meio de um comunicado emitido em conjunto com três grandes grupos de credores, o governo oficializou nesta manhã o acordo de reestruturação da dívida de acordo com a lei estrangeira. O ministério da economia chamou o acordo de “alívio significativo da dívida”.

“A República Argentina e os representantes do Grupo Ad Hoc de obrigacionistas argentinos, do Comitê de Credores da Argentina e do Grupo de portadores de bolsa e outros detentores (coletivamente, os ‘Credores que prestam suporte’) chegaram a um acordo no dia da data que permitirá aos membros dos três grupos de credores apoiar a proposta de reestruturação da dívida argentina e conceder à República um significativo alívio da dívida “, afirma o texto oficial, divulgado por volta das 3 da manhã de Argentina.

O governo esclarece que, como circulou na segunda-feira, “algumas das datas de pagamento previstas para os novos títulos” serão ajustadas na proposta apresentada no início de julho.

Além disso, afirma que o acordo não implica um aumento no “valor total dos pagamentos principais ou pagamentos de juros que o país concorda em fazer” e que melhora, ao mesmo tempo, “o valor da proposta para a comunidade. credor “.

O acordo é de um total de US $ 64,8 bilhões e estima-se que a proposta atinja um valor de US $ 54,8, de acordo com as diretrizes divulgadas nas últimas horas.

Após as modificações, haverá um adiantamento na data de pagamento dos novos títulos. Agora, serão 9 de janeiro e 9 de julho (no documento original que foram contemplados em 4 de março e 4 de setembro).

Além disso, o Ministério da Economia antecipou que as novas compensações de juros acumulados e bônus de compensação de consentimento adicionais começarão a ser amortizados em janeiro de 2025 e vencerão em julho de 2029.

Enquanto isso, os novos títulos de 2030 em dólares e euros começarão a ser amortizados em julho de 2024 e expirarão em julho de 2030; e a primeira parcela terá um valor equivalente à metade de cada parcela restante.

iG

Compartilhe  

últimas notícias