Diário de São Paulo
Siga-nos

Arborização traz mais qualidade de vida para os Catanduvenses

Prefeito Vinholi defende que investimento em meio ambiente é fundamental para melhorar a vida das pessoas e deixar a cidade mais bonita e sustentável

Arborização traz mais qualidade de vida para os Catanduvenses
Arborização traz mais qualidade de vida para os Catanduvenses

Redação Publicado em 21/07/2016, às 00h00 - Atualizado às 23h10


Prefeito Vinholi defende que investimento em meio ambiente é fundamental para melhorar a vida das pessoas e deixar a cidade mais bonita e sustentável

O prefeito Geraldo Vinholi fez da questão ambiental uma prioridade de seu governo, na busca de proporcionar mais qualidade de vida à população, vem investindo em diversas ações nesse sentido. Uma delas é o projeto de incentivo à arborização, com o serviço de plantio de árvores de espécies que não prejudicam o passeio público e são recomendadas para calçadas.
“Estamos iniciando uma ação que deixará nossa cidade ainda mais bonita e trará uma melhoria na qualidade de vida para todos nós. O programa vai expandir a arborização nas ruas do município, oferecendo a planta e o plantio”, destacou o prefeito.
O projeto tem como objetivo fomentar e expandir a arborização urbana no município, tendo como foco da campanha ambiental, a conscientização de todos os catanduvenses sobre a importância da arborização urbana para a melhoria do clima e da qualidade de vida. “Através de um carro de som, o morador fica sabendo que o serviço está sendo disponibilizado na sua rua e, havendo interesse, a muda já é plantada; é simples e faz muita diferença”, explica a secretária de Meio Ambiente Kátia Penteado.
A iniciativa busca alcançar o mínimo ideal de arborização para uma cidade com qualidade ambiental. As árvores ajudam a controlar a poluição sonora, reter a poeira do ar e funcionam como reguladores térmicos. A sensação térmica no asfalto a pleno sol é de 50°C, caindo para 37ºC em um local sombreado e podendo chegar a 17°C em um local sombreado e gramado.
Árvores
Em 2014 foi realizado um estudo para estimar a quantidade de massa arbórea que existe no município. Por meio desta cobertura, se estimou a quantidade de árvores existentes em torno de aproximadamente 12.500. Foi realizada também a estimativa da quantidade que falta para que a cobertura arbórea atinja um mínimo ideal de 30%, o que representa aproximadamente 32.000 árvores nas vias da cidade.
Entre 2014 e 2015 foram plantadas 10.239 árvores e autorizadas 1.025 extrações. Totalizando um saldo positivo de 9.214 árvores. Neste ano, até o mês de maio foram plantadas 1.918.
Município Verde Azul
Uma das importantes conquistas da questão ambiental, alcançada pela Prefeitura é a posição da cidade no ranking do Programa Município Verde e Azul. Catanduva, em 2014, estava na 185ª posição, e em 2015 subiu para a 5ª colocação no Estado.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias