Diário de São Paulo
Siga-nos

Araçatuba registra primeira morte por gripe H1N1 no ano

Araçatuba (SP) registrou a primeira morte neste ano por gripe H1N1. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (28) pela prefeitura. A vítima era um homem

Araçatuba registra primeira morte por gripe H1N1 no ano
Araçatuba registra primeira morte por gripe H1N1 no ano

Redação Publicado em 28/06/2018, às 00h00 - Atualizado às 15h21


Araçatuba (SP) registrou a primeira morte neste ano por gripe H1N1. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (28) pela prefeitura. A vítima era um homem de 46 anos que morava no Jardim Moreira.

De acordo com a prefeitura, a vítima estava internada, mas não resistiu e morreu no dia 16 de junho, na Santa Casa.

Na semana passada, a prefeitura tinha confirmado o primeiro caso da doença em um homem de 36 anos, do bairro Primavera. Ele foi hospitalizado, mas teve alta e passa bem. Outros três casos seguem em investigação, aguardando resultados dos exames.

Região

A cidade de Novais (SP) também registrou uma morte por gripe. Segundo a autoridade de saúde na cidade, uma moradora morreu com o tipo H3N2.

A paciente era dona de casa e tinha 46 anos. Ela ficou 20 dias internada em um hospital em Catanduva (SP). O corpo dela será enterrado nesta quinta-feira (28) no cemitério municipal de Novais. Esta é a quinta morte na região de Catanduva neste ano e 78 pessoas tiveram gripe.

Sintomas e tratamento

A gripe – tanto a H1N1 quanto a H3N2 ou a Influenza B – tem como sintomas febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. No caso do H1N1, um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo.

É importante distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa.

O tratamento deve envolver boa hidratação, repouso e uso do antiviral específico, prescrito pelo médico. É importante que o paciente consiga tomar a medicação nas primeiras 48 horas do início dos sintomas, para que a eficácia seja maior. O tratamento também pode envolver o uso de analgésicos para aliviar os sintomas.

Compartilhe  

últimas notícias