Diário de São Paulo
Siga-nos

Aquisição de vacinas e de cloroquina será primeiro alvo da CPI da Covid

BRASÍLIA — Senadores oposicionistas e independentes da CPI da Pandemia, maioria no colegiado, definiram como estratégia de atuação questionar falhas na

Aquisição de vacinas e de cloroquina será primeiro alvo da CPI da Covid
Aquisição de vacinas e de cloroquina será primeiro alvo da CPI da Covid

Redação Publicado em 18/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h29


Além de Pazuello, oposição quer convocar também Ernesto Araújo para depor.

BRASÍLIA — Senadores oposicionistas e independentes da CPI da Pandemia, maioria no colegiado, definiram como estratégia de atuação questionar falhas na aquisição de vacinas pelo governo federal e na aposta em medicamentos sem comprovação científica, como a cloroquina. Parlamentares governistas, por sua vez, querem destacar os repasses feitos a estados e municípios e possíveis desvios na aplicação desses recursos, tendo como um dos alvos o Consórcio do Nordeste.

Além dos ex-ministros da Saúde do governo Bolsonaro, em especial o general Eduardo Pazuello, um dos principais focos da oposição é convocar o ex-chanceler Ernesto Araújo, apontado como um ator que pode ter prejudicado a atuação do Brasil na aquisição de imunizantes no exterior por sua postura em relação a países como a China. E que só perdeu o cargo após pressão do Senado.

Segundo relatos, outra questão que será abordada é tentar provar que o governo, mais do que ter estimulado comportamentos contrários à prevenção da doença, agiu deliberadamente contra entes federativos e instituições na contenção da pandemia. O intuito é argumentar que a gestão Bolsonaro teria apostado na tese da imunidade de rebanho para agir.

por O Globo

Compartilhe  

últimas notícias