Diário de São Paulo
Siga-nos

Aprovado Plano Municipal de Educação

Os Planos foram construídos de modo coletivo, representando a adoção de uma postura, disse a secretária Maria Silva Fernandes.

Aprovado Plano Municipal de Educação
Aprovado Plano Municipal de Educação

Redação Publicado em 06/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 11h29


O documento foi apresentado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e aprovado em reunião ordinária pelos Conselheiros do CMAS

Os Planos foram construídos de modo coletivo, representando a adoção de uma postura, disse a secretária Maria Silva Fernandes.

O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS – aprovou nessa terça-feira (3), a nova Política e Plano Municipal de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social .

O documento foi apresentado pela Secretaria Municipal de Assistência Social – (Semas) – e aprovado em reunião ordinária pelos Conselheiros do CMAS.

“O Plano Municipal de Educação Permanente é um grande ganho para a Política de Assistência Social. Trabalhadores do SUAS e Conselheiros participaram desse processo que foi construído coletivamente, o que é fundamental.” relatou Maria Silvia Lima Bastos Fernandes, secretária da Assistência Social.

De acordo com a secretária, a Política e o Plano foram construídos de modo coletivo, representando a adoção de uma postura de profissionalização do SUAS, visando o desenvolvimento de competências profissionais a partir dos anseios e das necessidades do próprio trabalhador, associada às demandas das atividades e funções desempenhadas.

Todo o documento leva em consideração as habilidades e competências já desenvolvidas e as que necessitam ser aprimoradas. Assim, o município deve estabelecer o Plano de Educação Permanente como um instrumento de gestão, destinado a operacionalizar as diretrizes que norteiam o processo de desenvolvimento profissional para quatro anos, conforme aprovação do Conselho de Assistência Social.

“O planejamento, bem como a elaboração da Política e do Plano Municipal, foi realizado pelo Departamento de Gestão do Trabalho de forma descentralizada, participativa e a partir das necessidades locais dos trabalhadores do SUAS. Acreditamos que este processo leva o trabalhador a construir sua prática a partir de suas vivencias, conhecimentos adquiridos e do cotidiano do trabalho”, reforça Maria Silvia.

Com a implantação da Política e do Plano Municipal de Educação Permanente o compromisso assumido é de qualificar os trabalhadores e, consequentemente, efetivar a provisão de serviços, programas, projetos e benefícios com maior qualidade, mais eficiência, eficácia e efetividade.

Compartilhe  

últimas notícias