Diário de São Paulo
Siga-nos

Aposentadoria, depressão, vida corporativa e estudos: o caminho de Alex até a volta ao Corinthians

Alex tinha seis meses de aposentadoria oficial quando, em setembro de 2019, retornou ao Parque São Jorge para conversar com atletas de 14 a 20 anos das

Corinthians
Corinthians

Redação Publicado em 16/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h43


Campeão da Libertadores, ex-meia assumiu o cargo de coordenador técnico da base do Timão

Alex tinha seis meses de aposentadoria oficial quando, em setembro de 2019, retornou ao Parque São Jorge para conversar com atletas de 14 a 20 anos das categorias de base do Corinthians.

Campeão da Libertadores em 2012, ele havia disputado sua última partida como jogador de futebol em dezembro de 2016, no jogo que decretou o rebaixamento do Internacional para a Série B do Brasileirão.

Nos dois anos seguintes, ficou sem jogar e viu sua carreira, aos poucos, acabar. Na conversa com os garotos, falou sobre a alegria de atingir o auge e da necessidade de preparação mental para não sucumbir aos momentos difíceis. Era “Setembro Amarelo”, e um dos temas da palestra foi a depressão.

Em participação no programa “Boleiragem” daquele ano, o ex-jogador disse que começou a sentir problemas psicológicos ainda em 2015, com a aproximação do término de sua carreira.

– A hora em que você vê que morre essa vida (de jogador) é chocante, eu não estava preparado (para aposentar). Poderia ter ido para outros clubes, mas não quis. Foram dois anos de aprendizado. Uma pessoa que não passa por isso (depressão) não consegue entender. Não tentei me matar, mas hoje eu entendo o porquê de algumas pessoas pensarem assim, e isso é algo que não desejo pra ninguém – disse ele no programa do SporTV.

Segundo uma pessoa que viu a palestra de Alex, os meninos absorveram muito bem a ideia:

– Chamou a atenção como ele conseguiu se conectar e prender a atenção dos meninos – disse.

A conversa franca com os jogadores da base do Timão foi bastante marcante no departamento. Aos 38 anos, Alex está de volta ao Corinthians, agora com um cargo de coordenador de futebol. Ele será responsável por facilitar a transição dos meninos entre o sub-20, o sub-23 e o profissional.

A preparação

Nascido em Cornélio Procópio, no interior do Paraná, Alex passou os primeiros anos do pós-carreira em sua cidade natal.

Conectado com Porto Alegre, onde no Internacional ganhou entre outros títulos a Libertadores e o Mundial de 2006, tornou-se sócio de uma empresa de investimentos na cidade.

O ex-meia Alex jogou por Internacional e Corinthians — Foto: Arquivo pessoal

O ex-meia Alex jogou por Internacional e Corinthians — Foto: Arquivo pessoal

Além dos negócios fora do esporte, o ex-jogador passou a flertar com a possibilidade de se tornar um treinador. Foram várias visitas a clubes, como no próprio Corinthians de Fábio Carille.

O ex-jogador buscou também cursos na Universidade do Futebol e na CBF. Durante o curso na CBF Academy em que tirou a “Licença B” na Granja Comary, Alex se encontrou com Fernando Yamada, gerente da base do Timão, e foi sondado para se juntar ao projeto da base.

Naquele momento, porém, não se sentiu pronto para assumir o compromisso e mudar para São Paulo.

– Tivemos essa conversa em 2019. Na época ele estava terminando o curso, achou que era importante focar nos estudos antes de fazer a transição de carreira. A ideia já era para ele fazer a coordenação técnica, a parte de desenvolvimento dos jogadores – recordou Yamada.

Bastante próximo ao presidente Duilio Monteiro Alves, ao diretor Roberto de Andrade e ao gerente Alessandro Nunes, que foi capitão da Libertadores de 2012, Alex recebeu mais uma vez o convite neste início de ano e topou encarar o desafio.

Segundo os dirigentes recém-empossados, ele tem perfil “para gestão de pessoas”, o que será importante na reestruturação do departamento da categoria sub-23.

– Estamos de volta e vamos suar, trabalhar bastante e fortalecer já com as pessoas que estão aqui para fazer um grande trabalho entre base e profissional – disse Alex, em sua apresentação.

Alex foi anunciado pelo Corinthians na última quarta-feira — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians

Alex foi anunciado pelo Corinthians na última quarta-feira — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias